Em tempos de isolamento, dicas de bem viver podem ajudar a driblar o medo e a ansiedade

Tempos de isolamento

Publicado em 11/04/2020 - 11:00 Por Adrielen Alves - Brasília

Acorda. Vai pro trabalho. Pega engarrafamento. Vai pra academia. Leva criança pra escola, busca criança. Cuida da casa, do cachorro. Paga conta. E, enfim, chega o fim de semana. É festa!

 

Mas, aí, vem a segunda-feira. E começa tudo de novo. 

 

Para muita gente, essa era a rotina até dias atrás. E de uma hora para outra??

 

Parou!

 

E esse break na vida moderna, aliado à recomendação de isolamento para evitar dar de cara com um inimigo invisível, o coronavírus, tem deixado muita gente de coração acelerado, boca seca, pensamento desorganizado.

 

Em resumo, tem deixado as pessoas ansiosas – um mal que já era considerado do século e que, agora, está ainda mais evidente.

 

Mas, tem como melhorar a qualidade de vida nesses novos tempos?

 

Segundo especialistas do chamado Bem Viver, aliar atividade física, alimentação equilibrada e auto-atenção pode ser um bom começo.

 

Mas e se, mesmo assim, bater aquela bad? O que fazer?

 

Seja gentil consigo mesmo! Esta é uma das dicas de um passo a passo da psicóloga Kenia Mikessia para o momento em que o medo e a ansiedade saírem do controle.

 

Inspira! Expira!

 

Para a instrutora de Yoga, Ruth Torquato, está na respiração uma importante ferramenta para focar a atenção no momento presente e evitar o pensamento obsessivo sobre como será o futuro, o que pode piorar a ansiedade.

 

Outra dica: hidrate-se!

 

A hidratação do corpo é mais um fator importante que ajuda a manter o equilíbrio entre corpo e mente.

 

Para a nutricionista Dania Sanchez, além de uma alimentação saudável – livre de processados, com comidas feitas em casa, é preciso estar em dia com a ingestão de líquidos.

 

Então, o conselho é: cuide-se! Aproveite os dias desacelerados e seja gentil consigo mesmo, preste atenção à sua respiração, ao momento presente, hidrate-se e fique bem!

 

 

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo