Famílias de pacientes internados com Covid-19 reclamam de acesso a boletins médicos no RJ

Internados com Covid-19

Publicado em 29/04/2020 - 18:47 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro está elaborando um documento para cobrar um canal de comunicação mais eficiente entre hospitais e familiares de pacientes internados. A recomendação será encaminhada nos próximos dias para as secretarias municipais e estadual de saúde.


Desde a semana passada, quando as visitas foram suspensas nas unidades, o órgão recebeu reclamações de familiares de pacientes de diversas partes do estado, de dificuldade de acesso aos boletins médicos.


A subcoordenadora de Saúde e Tutela Coletiva da Defensoria, Alessandra Nascimento, explica que muitas vezes a negativa de informações para esses familiares vai de encontro ao argumento de sigilo médico.


Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informa que o protocolo de acolhimento de familiares de pacientes internados na rede estadual por suspeita ou confirmação de Covid-19 determina que a equipe médica atualize o estado de saúde do paciente diariamente durante todo o período de internação.


Com a crescente demanda observada nos últimos dias, a recomendação é que as informações devem ser repassadas por telefone. Ainda segundo o estado, a suspensão da visitação aos pacientes é uma medida de proteção aos próprios familiares.


Segundo o texto, devido à pandemia, internações por outras causas têm visitas em dias alternados.

 

Já a Secretaria Municipal de Saúde respondeu que está adotando as medidas necessárias para melhorar a eficiência dos canais de comunicação entre as unidades e os familiares de pacientes.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo