Famílias de pacientes internados com Covid-19 reclamam de acesso a boletins médicos no RJ

Internados com Covid-19

Publicado em 29/04/2020 - 18:47 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro está elaborando um documento para cobrar um canal de comunicação mais eficiente entre hospitais e familiares de pacientes internados. A recomendação será encaminhada nos próximos dias para as secretarias municipais e estadual de saúde.


Desde a semana passada, quando as visitas foram suspensas nas unidades, o órgão recebeu reclamações de familiares de pacientes de diversas partes do estado, de dificuldade de acesso aos boletins médicos.


A subcoordenadora de Saúde e Tutela Coletiva da Defensoria, Alessandra Nascimento, explica que muitas vezes a negativa de informações para esses familiares vai de encontro ao argumento de sigilo médico.


Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informa que o protocolo de acolhimento de familiares de pacientes internados na rede estadual por suspeita ou confirmação de Covid-19 determina que a equipe médica atualize o estado de saúde do paciente diariamente durante todo o período de internação.


Com a crescente demanda observada nos últimos dias, a recomendação é que as informações devem ser repassadas por telefone. Ainda segundo o estado, a suspensão da visitação aos pacientes é uma medida de proteção aos próprios familiares.


Segundo o texto, devido à pandemia, internações por outras causas têm visitas em dias alternados.

 

Já a Secretaria Municipal de Saúde respondeu que está adotando as medidas necessárias para melhorar a eficiência dos canais de comunicação entre as unidades e os familiares de pacientes.

Últimas notícias
Geral

São Paulo: adolescente de 15 anos morre em assalto em ponto de ônibus

Um menino de 15 anos morreu no fim da noite dessa quinta-feira baleado em um ponto de ônibus no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo. A polícia investiga o caso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

São Paulo: justiça garante bolsa-aluguel para quem vivia em abrigo

A justiça de São Paulo decidiu que prefeituras vão ter que pagar bolsa-aluguel para jovens que vivem em abrigos e completam 18 anos antes de terem sido adotados ou voltarem para a família de origem.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição sobre Clarice Lispector chega ao Rio de Janeiro

A exposição fica em cartaz até outubro, no belo casarão do Instituto Moreira Sales, que fica na Gávea, na Zona Sul do Rio. A entrada é de graça.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Queimadas podem impactar as chuvas e o ecossistema no Pantanal

Materiais lançados no ar por queimadas podem impactar as temperaturas e as chuvas no Pantanal. Isso por que essas partículas minúsculas, chamadas de aerossóis, criam uma barreira para que os raios solares atinjam a terra.

Baixar arquivo
Geral

Mais de 24 milhões já entregaram a declaração do imposto de renda

O número atualizado pela Receita Federal nesta sexta-feira, a 12 dias do encerramento, representa cerca de 71% do total das declarações esperadas.

Baixar arquivo
Cultura

Podcast Entrevista é Nacional: a mistura de Beatles com baião

A banda Beatles Cordel mistura música, poesia e teatro para homenagear John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Confira no Entrevista é Nacional desta sexta-feira. 

Baixar arquivo