Ministério da Saúde ensina a confeccionar máscaras de pano em casa

Ministério da Saúde

Publicado em 08/04/2020 - 11:52 Por Maíra Heinen - Brasília

Um equipamento simples pode ajudar a bloquear a propagação do coronavírus. Máscaras de pano, agora podem ser confeccionadas em casa e o próprio Ministério da Saúde, em seu site, explica como customizar mais essa medida de proteção.

 

Desde o início da propagação do coronavírus, houve uma corrida mundial em busca de máscaras cirúrgicas, o que provocou inclusive, a falta do produto em hospitais, para o uso de profissionais.

 

Segundo o Ministério da Saúde, as máscaras não exigem grande complexidade na produção e podem ser aliadas no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo quem usa e quem está ao redor.

 

O clínico geral Marcos Pontes aponta que a nova ferramenta de proteção, usada da forma correta pode, sim, diminuir contágios.

 

As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

 

As irmãs Márcia Costa e Margarete Costa já estão produzindo máscaras em Brasília e fazendo doações, inclusive para populações em situação de rua.

 

A própria pessoa deve higienizar sua máscara, que deve ser usada por, no máximo, duas horas e depois deve ser trocada. A orientação é que, ao lavar, a pessoa deixe o produto de molho em água sanitária por pelo menos 10 minutos.

 

Lembrando que as máscaras são de uso individual, não podem ser compartilhadas com ninguém, mesmo que na própria família.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo