Um equipamento simples pode ajudar a bloquear a propagação do coronavírus. Máscaras de pano, agora podem ser confeccionadas em casa e o próprio Ministério da Saúde, em seu site, explica como customizar mais essa medida de proteção.
Desde o início da propagação do coronavírus, houve uma corrida mundial em busca de máscaras cirúrgicas, o que provocou inclusive, a falta do produto em hospitais, para o uso de profissionais.
Segundo o Ministério da Saúde, as máscaras não exigem grande complexidade na produção e podem ser aliadas no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo quem usa e quem está ao redor.
O clínico geral Marcos Pontes aponta que a nova ferramenta de proteção, usada da forma correta pode, sim, diminuir contágios.
As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.
As irmãs Márcia Costa e Margarete Costa já estão produzindo máscaras em Brasília e fazendo doações, inclusive para populações em situação de rua.
A própria pessoa deve higienizar sua máscara, que deve ser usada por, no máximo, duas horas e depois deve ser trocada. A orientação é que, ao lavar, a pessoa deixe o produto de molho em água sanitária por pelo menos 10 minutos.
Lembrando que as máscaras são de uso individual, não podem ser compartilhadas com ninguém, mesmo que na própria família.