Ministério da Saúde ensina a confeccionar máscaras de pano em casa

Ministério da Saúde

Publicado em 08/04/2020 - 11:52 Por Maíra Heinen - Brasília

Um equipamento simples pode ajudar a bloquear a propagação do coronavírus. Máscaras de pano, agora podem ser confeccionadas em casa e o próprio Ministério da Saúde, em seu site, explica como customizar mais essa medida de proteção.

 

Desde o início da propagação do coronavírus, houve uma corrida mundial em busca de máscaras cirúrgicas, o que provocou inclusive, a falta do produto em hospitais, para o uso de profissionais.

 

Segundo o Ministério da Saúde, as máscaras não exigem grande complexidade na produção e podem ser aliadas no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo quem usa e quem está ao redor.

 

O clínico geral Marcos Pontes aponta que a nova ferramenta de proteção, usada da forma correta pode, sim, diminuir contágios.

 

As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

 

As irmãs Márcia Costa e Margarete Costa já estão produzindo máscaras em Brasília e fazendo doações, inclusive para populações em situação de rua.

 

A própria pessoa deve higienizar sua máscara, que deve ser usada por, no máximo, duas horas e depois deve ser trocada. A orientação é que, ao lavar, a pessoa deixe o produto de molho em água sanitária por pelo menos 10 minutos.

 

Lembrando que as máscaras são de uso individual, não podem ser compartilhadas com ninguém, mesmo que na própria família.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Dia D disponibiliza a crianças e adolescentes 18 tipos de vacinas

A campanha de multivacinação vai até o dia 29 de outubro e visa aumentar a cobertura vacinal no país, que tem caído desde 2015, quadro que se agravou durante a pandemia.

Baixar arquivo
Geral

Governo baiano aumenta gratificação por armas retiradas de circulação

O estado multiplicou por quatro a gratificação dada por cada arma retirada de circulação pelas polícias civil e militar. A medida, segundo o governador Rui Costa, é para valorizar a produtividade policial no enfrentamento à criminalidade.

Baixar arquivo
Saúde

STF restabelece exigência de passaporte da vacina em Macaé, no RJ

A decisão atende a pedido do município. Com isso, volta a valer o decreto que exige a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 para o acesso e permanência em estabelecimentos.

Baixar arquivo
Saúde

Rio suspende aplicação de dose de reforço contra covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a medida foi necessária porque houve mudanças no cronograma de entrega do imunizante da Pfizer. E que a vacinação só será retomada após a entrega de novas remessas.

Baixar arquivo
Saúde

Rio: Maré deve concluir campanha de vacinação em massa contra covid

O mutirão para aplicação da segunda dose teve início na quinta-feira (14) e está sendo realizado em clínicas da família e associações de moradores. A mutirão começou às 8h e segue até 17h. 

Baixar arquivo
Geral

INSS publica novo calendário para prova de vida

A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até o final deste ano. Os aposentados e pensionistas que não realizaram o procedimento continuam recebendo o benefício.

Baixar arquivo