Pessoas com deficiência visual precisam de orientação específica para se prevenir contra Covid-19

Prevenção à Covid-19

Publicado em 01/05/2020 - 09:02 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Em meio à pandemia de coronavírus, pessoas cegas ou deficientes visuais estão tendo dificuldades de se informar sobre o assunto. Pensando nisso, representantes das associações de deficientes visuais têm divulgado recomendações específicas nesses tempos de Covid-19, uma vez que o tato é a principal maneira de interação dessas pessoas com o mundo, e também uma das formas de transmissão do vírus.


Seja para a leitura, através do braile, ou da locomoção, feita com o auxílio de bengalas, as pessoas cegas ou com baixa visão precisam organizar os espaços e ter cuidados especiais com o armazenamento de seus pertences e do álcool em gel, como explica a presidente da Associação  dos Deficientes Visuais do Estado do Rio de Janeiro,  Cinthya Freitas.


A presidente da associação alerta para a importância da interação das pessoas que convivem com os deficientes visuais.


Quem tem deficiência visual precisa ter cuidados extras para reduzir o risco de contaminação nesses tempos de pandemia.  O jornalista e blogueiro Nathan Sahium tem baixa visão desde o nascimento. Além de estar trabalhando em regime de home office durante a pandemia, ele descreve o que mudou em sua rotina.


Outras orientações específicas para pessoas com deficiência visual ou cegueira são higienizar bengalas com água e sabão pelo menos uma vez por dia ou ao chegar da rua, e passar o álcool gel nas mãos antes e depois de tocar nas superfícies ou em objetos, principalmente fora de casa.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo