Covas diz que quarentena continua apesar da flexibilização estadual

Prefeito Bruno Covas

Publicado em 29/05/2020 - 09:45 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Apesar do plano de flexibilização do governo do estado, prefeito de São Paulo diz que cidade continua em quarentena. Já os prefeitos da região metropolitana protestam contra a decisão que autorizou a flexibilização na capital, mas impediu a abertura nas cidades que vizinhas.


O plano de  flexibilizaçã apresentado pelo governo de São Paulo está gerando desencontros. Segundo o plano, a cidade de São Paulo está autorizada a reabrir shopping centers, escritórios, concessionárias de veículos e imobiliárias a partir de segunda-feira, mas o prefeito, Bruno Covas, diz que a cidade continua em quarentena.


A prefeitura vai começar a receber esses protocolos dos setores econômicos a partir de segunda (01). Eles vão ser analisados pela Vigilância Sanitária dos municípios e se aprovados, o setor pode voltar a funcionar. Não foi definido um prazo para a avaliação de cada protocolo e mesmo prefeito ainda tem dúvidas sobre como vai ser o retorno. Uma das preocupações é a situação das mulheres.

 

Já os prefeitos das cidades vizinhas estão protestando. Enquanto a capital que tem 92% dos leitos de terapia intensiva ocupados já foi autorizada a flexibilizar a quarentena, cidades que estão em situação melhor, continuam sob critérios rígidos. O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, chamou a decisão do governo de equivocada

 

São Caetano tem cerca de 65% dos leitos de UTI ocupados. Em Santo André, a situação é ainda melhor. Cerca da metade dos leitos de UTI, 53%, estão ocupados. O prefeito Paulo Serra diz que a decisão não seguiu critérios científicos.

 

Em nota, a prefeitura de Santo André disse que se não houver uma revisão da decisão, vai acionar o ministério público. Falas nesse tom se repetem entre os prefeitos da região metropolitana e a tônica é ou flexibiliza para todo mundo ou volta a endurecer as regras para a capital paulista.

 

Os secretários de saúde dos municípios e representantes do governo do estado se reuniram nessa quinta-quinta (28) e um novo encontro deve acontecer nesta sexta (29).

 

Enquanto isso, os setores econômicos já preparam os protocolos para a reabertura do comércio na capital paulista. A Alshop, por exemplo, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, também está reunida nesse momento para discutir os próximos passos e já tem um plano pronto com 20 compromissos para reabertura de lojas, que deve ser apresentado para a prefeitura de São Paulo na próxima semana.

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo