Dois municípios do Amazonas com comunidades indígenas recebem reforço para combate à Covid-19

Amazonas

Publicado em 19/05/2020 - 11:35 Por Beatriz Albuquerque - Brasília

As cidades São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga receberam duas toneladas de equipamentos, materiais e insumos, além do reforço de 11 profissionais de saúde, entre médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos em enfermagem que devem atuar na linha de frente do enfrentamento ao coronavírus.

 

Esse dois municípios do Amazonas possuem grandes populações indígenas o que aumenta a preocupação do Governo Federal. São 28 mil indígenas, de 23 etnias e 733 comunidades numa área de 294 mil km².

 

A ideia dessa ação é ampliar a capacidade de atendimento dos hospitais dessas localidades. Tanto o Hospital de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira quanto o de Tabatinga receberam aspiradores portáteis; desfibriladores; oxímetros e respiradores.

 

Além disso, foram entregues insumos como frascos de gel 70%; aventais impermeáveis e descartáveis; gorros, propés; máscaras, N95, macacões e óculos para proteção cirúrgica.

 

Apesar de a contratação de profissionais de saúde e a aquisição de materiais e insumos do setor serem atribuições de estados e municípios, por conta da pandemia, o Governo Federal tem garantido a assistência médica à população das cidades na luta contra a doença por meio do Sistema Único de Saúde.

 

Com isso, já foram destinados ao estado do Amazonas mais de R$100 milhões para o enfrentamento da COVID-19.

 

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Fiocruz celebra 122 anos com histórias de sucesso e projetos de futuro

Em 122 anos a fundação cresceu e está presente em todas as cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas: Oftalmologia Humanitária realizará cirurgias e doará óculos

Os moradores dos municípios de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, no Amazonas vão receber atendimentos oftalmológicos de graça a partir deste domingo até o dia 7 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia..

Baixar arquivo
Geral

Ao menos 33 pessoas morrem por causa das chuvas em Pernambuco

Uma única ocorrência neste sábado causou 19 óbitos: um deslizamento de barreira em uma comunidade na zona sul do Recife.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo