Governador do DF apresenta melhora expressiva e pode sair da UTI nas próximas 24 horas
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, teve uma melhora expressiva no quadro de saúde. A informação está no boletim médico divulgado nesta quarta-feira (27) pelo hospital particular em que ele está internado na capital federal.
Embora ele tenha evoluído bem, Ibaneis permanece internado na UTI pelas próximas 24 horas. Apesar da gravidade do caso, a condição do governador não indica a possibilidade de um choque séptico, que é quando há complicações como a baixa excessiva da pressão arterial.
Ibaneis já está fazendo fisioterapia e caminha fora do leito. Também já foi liberada a alimentação para o governador, que a partir de hoje já consome uma dieta pastosa.
O governador foi internado no início da tarde dessa segunda-feira (25) depois de sentir dores intensas do lado direto do abdômen. Exames iniciais não foram capazes de detectar o problema.
Ibaneis foi submetido a cirurgia de emergência onde o procedimento, realizado por videolaparoscopia, identificou e removeu um corpo estranho cartilaginoso – que tanto pode ser uma espinha de peixe quanto um fragmento de osso de galinha.
O médico Marcelo Maia, coordenador de Terapias Intensivas do hospital, destacou que esse osso foi engolido acidentalmente e ressaltou que esse problema é comum.
Ele orienta ainda que mastigar bem os alimentos é uma forma de diminuir esses riscos.
Se continuar evoluindo bem, Ibaneis deve ir para o quarto dentro de 24 horas. Ainda não há previsão de quando o governador deixará o hospital e nem de quando ele poderá retornar ao trabalho.