Maioria das favelas está distante 2 km de hospitais com recursos de internação e exames complexos

Levantamento do IBGE

Publicado em 19/05/2020 - 15:47 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

79, 53% dos aglomerados subnormais no país estão localizados a menos de um quilômetro de uma unidade de saúde básica, como clínicas da família ou postos de saúde. Enquanto para quase 65% dessas comunidades, a distância para hospitais, com recursos para internação e exames mais complexos, chega a dois quilômetros.

 

As informações fazem parte de um levantamento sobre saúde, produzido e divulgado nesta terça-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O coordenador de Geografia e Meio Ambiente do instituto, Cláudio Stenner, explica que são considerados aglomerados subnormais as favelas, grotas, palafitas e mocambo, entre outros.

 

Os domicílios, segundo ele, têm características urbanísticas irregulares, carência de serviços públicos essenciais e as populações dessas comunidades vivem sob condições socioeconômicas, de saneamento e de moradias precárias. Stenner salienta que o problema pode não ser a distância dos aglomerados subnormais para as unidades de saúde, mas a falta de estrutura que elas oferecem.

 

De acordo com a pesquisa, em 2019, havia 5.127.747 domicílios ocupados em 13.151 aglomerados subnormais no país. Essas comunidades estavam localizadas em 734 municípios, em todos os estados do país, incluindo o Distrito Federal. Segundo o último Censo, em 2010, esses números representavam quase a metade dos atuais: 3.224.529 domicílios, em 6.329 aglomerados subnormais, em 323 cidades.

 

Entre os estados brasileiros, o Amazonas tem a maior proporção de domicílios em aglomerados subnormais. Mas, em São Paulo e no Rio de Janeiro, as capitais mais populosas do país, a quantidade de imóveis nessas comunidades é a maior entre todas as demais capitais: no Rio, são mais de 453 mil domicílios em aglomerados subnormais e, em São Paulo, quase 530 mil.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo