Transmissão do coronavírus no Rio segue trajetória da desigualdade social, afirma estudo

Rio de Janeiro

Publicado em 22/05/2020 - 09:20 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

As favelas do município do Rio já contabilizam 176 moradores vitimados pela Covid-19 e 650 casos confirmados da doença.

 

Os dados são do painel Painel Covid-19 nas favelas, do portal Voz das Comunidades, jornal comunitário do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio.

 

A plataforma atualiza diariamente os casos de coronavírus nas favelas do município. Os dados têm como fonte as informações oficiais da prefeitura do Rio e do governo do estado e também dados de unidades de saúde localizadas nas comunidades.

 

O número de mortos nesses territórios já é maior do que o de muitos estados brasileiros.

 

Um boletim da ONG Observatório de Favelas aponta que as desigualdades sociais vêm marcando a distribuição do contágio no município do Rio.

 

Enquanto na primeira fase da contaminação,  a tendência de crescimento de casos se dava nos bairros mais ricos, passado o momento de “importação” do vírus pelas classes de maior renda, ocorre sua multiplicação  para bairros populares, favelas e periferias.

 

Um dos autores do estudo, o diretor do Observatório de Favelas, Aruan Braga, avalia que isso se dá também pela necessidade das classes mais baixas de continuar trabalhando, boa parte em serviços essenciais.

 

O estudo traz o mapeamento do contágio na capital. Os autores  observaram que já no dia 03 de maio houve a inversão da ocorrência de casos, dos bairros mais ricos para os de menor renda.

 

A letalidade também se torna expressivamente mais alta nos bairros populares, como afirma Braga.

 

O boletim conclui pela urgente e inadiável implementação de uma política para as favelas e periferias da cidade face a ameaça, chamada pelos autores de ''genocida''. Entre as medidas necessárias sugeridas estão o abastecimento de água e a testagem imediata de famílias expostas ao vírus em função das atividades de trabalho.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo