Brasil tem 422 mil médicos fora do grupo de risco de idade para Covid-19

Covid-19

Publicado em 09/06/2020 - 20:58 Por Gésio Passos - Brasília

O Brasil teria 422 mil médicos aptos para atender à população com a Covid-19. O dado é do levantamento do Conselho Federal de Medicina, CFM, em parceria com a Universidade de São Paulo, a USP. Esse é o número de profissionais com menos de 60 anos que poderiam realizar esse trabalho – caso não apresentassem comorbidades.


Outros 100 mil médicos têm hoje mais de 60 anos, e, para o CFM, esses profissionais devem ser afastados do atendimento, devido à maior chance de contágio para a Covid.


Apesar desse quantitativo, hoje existe uma grande concentração dos médicos nos estados do Sudeste e Sul e na capital do país. O Distrito Federal é a localidade com maior número de médicos per capita, com 5 profissionais para cada mil habitantes.


Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina, Minas Gerais e Paraná têm o número de médicos maior que a média nacional, que é de 2,5 profissionais por mil habitantes.                                                                      


Para o médico Donizetti Giamberardino, vice-presidente do CFM, é preciso de estímulo do governo para a fixação dos profissionais em locais mais distantes dos grandes centros.


Em comparação, os estados do Pará e do Maranhão têm a menor média de médicos do país, com praticamente 1 médico para cada mil habitantes. O Amapá, Acre, Amazonas, Alagoas, e Piauí são outros estados com número reduzido de profissionais.


Segundo o Conselho Federal de Medicina, a média brasileira de 2,5 médicos por mil habitantes é superior a países com a Coreia do Sul, Polônia e México; mas inferior aos Estados Unidos, Canadá e o Reino Unido, por exemplo.

 

O CFM afirma que 10 mil profissionais se voluntariaram para trabalhar no combate ao coronavírus no programa Brasil Conta Comigo, do Ministério da Saúde.


O crescimento do número de médicos no país se dá pela ampliação dos cursos de medicina. Metade das 341 escolas de medicina em funcionamento iniciaram suas turmas a partir de 2011. O Conselho afirma que há 36 mil vagas de vestibular para medicina a cada ano.


Mas desde 2018, o Ministério da Educação suspendeu a abertura de novos cursos de medicina por cinco anos, posição defendida pelo Conselho profissional.

Últimas notícias
Geral

São Paulo: adolescente de 15 anos morre em assalto em ponto de ônibus

Um menino de 15 anos morreu no fim da noite dessa quinta-feira baleado em um ponto de ônibus no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo. A polícia investiga o caso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

São Paulo: justiça garante bolsa-aluguel para quem vivia em abrigo

A justiça de São Paulo decidiu que prefeituras vão ter que pagar bolsa-aluguel para jovens que vivem em abrigos e completam 18 anos antes de terem sido adotados ou voltarem para a família de origem.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição sobre Clarice Lispector chega ao Rio de Janeiro

A exposição fica em cartaz até outubro, no belo casarão do Instituto Moreira Sales, que fica na Gávea, na Zona Sul do Rio. A entrada é de graça.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Queimadas podem impactar as chuvas e o ecossistema no Pantanal

Materiais lançados no ar por queimadas podem impactar as temperaturas e as chuvas no Pantanal. Isso por que essas partículas minúsculas, chamadas de aerossóis, criam uma barreira para que os raios solares atinjam a terra.

Baixar arquivo
Geral

Mais de 24 milhões já entregaram a declaração do imposto de renda

O número atualizado pela Receita Federal nesta sexta-feira, a 12 dias do encerramento, representa cerca de 71% do total das declarações esperadas.

Baixar arquivo
Cultura

Podcast Entrevista é Nacional: a mistura de Beatles com baião

A banda Beatles Cordel mistura música, poesia e teatro para homenagear John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Confira no Entrevista é Nacional desta sexta-feira. 

Baixar arquivo