Brasil tem 422 mil médicos fora do grupo de risco de idade para Covid-19

Covid-19

Publicado em 09/06/2020 - 20:58 Por Gésio Passos - Brasília

O Brasil teria 422 mil médicos aptos para atender à população com a Covid-19. O dado é do levantamento do Conselho Federal de Medicina, CFM, em parceria com a Universidade de São Paulo, a USP. Esse é o número de profissionais com menos de 60 anos que poderiam realizar esse trabalho – caso não apresentassem comorbidades.


Outros 100 mil médicos têm hoje mais de 60 anos, e, para o CFM, esses profissionais devem ser afastados do atendimento, devido à maior chance de contágio para a Covid.


Apesar desse quantitativo, hoje existe uma grande concentração dos médicos nos estados do Sudeste e Sul e na capital do país. O Distrito Federal é a localidade com maior número de médicos per capita, com 5 profissionais para cada mil habitantes.


Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina, Minas Gerais e Paraná têm o número de médicos maior que a média nacional, que é de 2,5 profissionais por mil habitantes.                                                                      


Para o médico Donizetti Giamberardino, vice-presidente do CFM, é preciso de estímulo do governo para a fixação dos profissionais em locais mais distantes dos grandes centros.


Em comparação, os estados do Pará e do Maranhão têm a menor média de médicos do país, com praticamente 1 médico para cada mil habitantes. O Amapá, Acre, Amazonas, Alagoas, e Piauí são outros estados com número reduzido de profissionais.


Segundo o Conselho Federal de Medicina, a média brasileira de 2,5 médicos por mil habitantes é superior a países com a Coreia do Sul, Polônia e México; mas inferior aos Estados Unidos, Canadá e o Reino Unido, por exemplo.

 

O CFM afirma que 10 mil profissionais se voluntariaram para trabalhar no combate ao coronavírus no programa Brasil Conta Comigo, do Ministério da Saúde.


O crescimento do número de médicos no país se dá pela ampliação dos cursos de medicina. Metade das 341 escolas de medicina em funcionamento iniciaram suas turmas a partir de 2011. O Conselho afirma que há 36 mil vagas de vestibular para medicina a cada ano.


Mas desde 2018, o Ministério da Educação suspendeu a abertura de novos cursos de medicina por cinco anos, posição defendida pelo Conselho profissional.

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam entre R$ 1,5 mil; e mais de R$ 380 mil.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo