O Conselho Federal de Odontologia publicou, nesta quinta-feira (4), regulamentação do atendimento odontológico a distância, durante o estado de calamidade pela pandemia do coronavírus.
A nova norma autoriza o cirurgião-dentista a realizar telemonitoramento dos pacientes nos intervalos entre consultas, sendo obrigatório a realização de registro nos prontuários dos pacientes.
Também será autorizado a realização de orientação a distância, com objetivo de identificar o melhor momento de realização do atendimento presencial.
Para Juliano do Vale, presidente do Conselho Federal de Odontologia, a medida garante autonomia dos profissionais e segurança aos pacientes.
É proibido operadoras de planos de saúde odontológicos e outras pessoas jurídicas realizar publicidade e propaganda utilizando o termo teleodontologia. Também não será permitido também o atendimento por centrais de atendimento ou qualquer outro meio automático.
O Conselho afirma ainda que a abertura dos consultórios odontológicos dependem das recomendações do poder público local.
*Com produção de Graziele Bezerra






Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.
Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.
Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.
Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.