Fapesp lança banco de dados anônimos com exames de pacientes com Covid-19 para ajudar pesquisas

Ajuda nas pesquisas

Publicado em 17/06/2020 - 13:55 Por Nelson Lin - Brasília

A Fundação de Amparo à pesquisa de São Paulo (Fapesp) lançou, nesta quarta-feira (17), um repositório de dados abertos e demográficos de 75 mil pacientes para subsidiar pesquisas científicas sobre a Covid-19 e ajudar o Poder Público na tomada de decisões contra a pandemia.

 

É a primeira base de dados anonimizados do país com informações de 1,6 milhão exames clínicos e laboratoriais e 6.500 dados de desfecho de pacientes.

 

A iniciativa conta, além da Fapesp, com apoio da Universidade de São Paulo (USP), do grupo Fleury e dos hospitais Sírio-Libanes e Albert Einstein. Cabe ressaltar que os dados dos pacientes e pessoas que estão na base de dados desse repositório foram tornados anônimos pelos pesquisadores.

 

O diretor da Fapesp, Luiz Mello, deu um exemplo de como essas informações podem auxiliar no combate à Covid-19

 

Sonora: Se você pegar só o hemograma e colocar no computador, e colocar depois, claro, aprendizado de máquina, consegue prever qual vai internar ou vai para UTI. Basta fazer o hemograma, e ele sozinho te dá, em 80% dos casos, o que vai acontecer com esses pacientes.”

 

Ainda de acordo com os pesquisadores, a expectativa é que essa iniciativa de compartilhamento de dados possa ocorrer também para pesquisas de outras doenças.

 

O lançamento deste repositório está acontecendo em três etapas, um conjunto pequeno dos dados está disponibilizado a partir de hoje para avaliação dos pesquisadores. Até o dia 24 de junho, os grupos de pesquisadores poderão enviar sugestões e comentários para melhorias na divulgação e, no dia 1º de Julho, os dados completos estarão disponíveis publicamente. Pesquisadores já podem acessar os dados parciais no site repositoriofapespcienciasaude.uspdigital.usp.br/

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo