Ocupação de leitos de UTI em Minas Gerais chega a 90%

Pacientes graves com Covid-19

Publicado em 23/06/2020 - 21:34 Por Gésio Passos - Brasília

Com 720 mortes e quase 30 mil casos confirmados para o novo coronavírus, o estado de Minas Gerais pode entrar em colapso com aumento dos casos da doença. Nessa terça-feira (23), a ocupação dos leitos de UTIs na rede pública ficou em 90%.

 

Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro dos leitos de UTI, a cidade tem 98% da ocupação dos leitos. Em Belo Horizonte, a ocupação dos leitos de UTI já é de 83%. Em Ipatinga, já existe superlotação dos leitos destinados para a doença, com 110% de ocupação.

 

As regiões nordeste e leste de Minas já não têm mais vagas de UTI para tratamento da doença.

 

Em entrevista coletiva, o Secretário de Saúde de Minas, Carlos Eduardo, afirmou que o estado não vai obrigar as prefeituras a decretarem o fechamento total, o lockdown.

 

Carlos Eduardo ainda disse que o estado tem baixa testagem porque recebeu poucos insumos do Ministério da Saúde, levando a testar apenas o público prioritário.

 

O governo diz que o momento deve levar a aumentar a testagem no estado, que tem mais de 18 milhões de habitantes. Apenas 33 mil pessoas foram testadas em laboratório. O número de testes rápidos já realizados não foi divulgado pela Secretaria de Saúde.

 

Segundo o Ministério da Saúde, foram distribuídos 165 mil testes laboratoriais e 780 mil testes rápidos para Minas Gerais.

 

A Secretaria de Saúde afirmou que ainda há leitos na rede pública da capital que podem ser abertos antes de inaugurar o hospital de campanha montado no Centro de Convenções do governo em abril.

 

Dos 853 municípios de Minas Gerais, 640 já tiveram casos confirmados da Covid-19. Desses, 193 já registraram mortes para a doença.

Últimas notícias
Geral

PF investiga suspeitos de crimes e fraudes contra a Previdência Social

Os agentes cumprem nove mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Baixar arquivo
Geral

Brasil produziu 700 mil toneladas de chocolate em 2021

No Dia Mundial do Chocolate (06) é importante dizer que a iguaria não é só muito gostosa. Também oferece benefícios à saúde, se consumido com moderação.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa da CNC aponta que população brasileira está menos endividada

O percentual de endividados registrou, em junho, o segundo recuo seguido após alta recorde da série histórica em abril deste ano.

Baixar arquivo
Justiça

PF realiza três operações contra garimpo ilegal de ouro no Brasil

As investigações da Operação Ganância começaram em fevereiro de 2021 após uma denúncia envolvendo empresas de Porto Velho, capital de Rondônia, do ramo da saúde, com acusações de lavagem de dinheiro e licitações fraudulentas ligadas ao garimpo irregular na região. 

Baixar arquivo
Economia

Trabalhador gasta em média R$ 40 para almoçar fora de casa

Valor cresceu 17,4% em relação ao período pré-pandemia, em 2019. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Bandeirantes

Na década de 1950, a Rádio Bandeirantes foi a primeira emissora do país a ter transmissão ininterrupta 24 horas por dia e, na década de 1990, foi a primeira a realizar transmissões via satélite.

Baixar arquivo