Governo de SP tem 5 dias para divulgar situação da pandemia de coronavírus nos presídios do estado

Contaminação por Covid-19

Publicado em 16/07/2020 - 21:18 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O governo de São Paulo tem até segunda-feira para divulgar situação da pandemia de coronavírus nos presídios do estado. A decisão é da Vara da Fazenda Pública, que deu cinco dias para que a Secretaria de Administração Penitenciária passe a divulgar as informações sobre a situação da pandemia nos presídios.


A secretaria administra o maior sistema prisional do país. São 176 unidades prisionais, cerca de 250 mil presos e 49 mil funcionários.


Segundo o balanço divulgado nessa quinta-feira, 732 servidores testaram positivo para o coronavírus e outros 299 estão afastados por suspeita de infecção. Entre os presos, o número de casos confirmados chega a 1.665, e outras 115 pessoas estão isoladas por suspeita de infecção.


Segundo o boletim, 16 presos e 19 servidores morreram em função da Covid-19 desde abril. Mas os dados acabam por aí, e não dá pra saber qual a situação em cada presídio.


A decisão da Justiça é resultado de uma ação movida pelo Sindicato dos Funcionários do Sistema Penitenciário do estado, o SIFUSPESP. Segundo levantamento do sindicato, o número de mortes registradas entre servidores é ainda maior. 22 pessoas desde março. Para o presidente sindicato, Fábio Cesar Ferreira, falta transparência nos dados do governo.


A avaliação é confirmada por uma pesquisa feita pela Fundação Getulio Vargas e divulgada também nessa quinta-feira. A pesquisa ouviu parentes de detentos. Cerca de 7 a cada 10 familiares não consegue ter informações sobre a situação de saúde do parente que está preso. E os poucos que tem a informação são os que conseguem pagar por um advogado. A pesquisa ouviu mais de 1,2 mil pessoas; 99% eram mulheres, a maioria pretas ou pardas.


Os funcionários também garantiram na Justiça do Trabalho o direito a equipamentos de proteção individual, os EPIs, testagem em massa em toda as unidades penitenciárias e o afastamento dos profissionais que fazem parte do grupo de risco, incluindo profissionais de saúde.


Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária diz que a testagem em massa foi feita apenas na Penitenciária II de Sorocaba, mas que nesse mês outras 26 unidades também vão ser atendidas. Não deu prazo para a realização de testes nas outras 149 unidades.


A nota informa ainda que os equipamentos de proteção, como máscaras luvas e aventais, estão sendo distribuídos, mas que começou agora a pedir recibo dos funcionários, e diz que desde março foi proibida visita os presídios para evitar novos casos de Covid, mas que os familiares podem se comunicar por carta com os presos.

Últimas notícias
Geral

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

No último dia 4 de abril, o julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sob o argumento de que o relator, o ministro Floriano de Azevedo, não teria tempo de apresentar o seu voto.  

Baixar arquivo
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo
Esportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo