No Dia do Homem, um alerta para o contágio pelo coronavírus

Saúde

Publicado em 15/07/2020 - 08:29 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional* - Brasília
Atualizado em 10/08/2021 - 19:45

Talvez você não saiba, mas há 27 anos o dia 15 de julho é o Dia do Homem. Diferente do Dia Internacional da Mulher, que marca a luta por direitos, o dia de hoje chama a atenção para os cuidados com a saúde. É um alerta especial, principalmente porque vivemos uma pandemia.

O médico Roni Fernandes, membro da Sociedade Brasileira de Urologia, destaca que os homens são mais vulneráveis ao novo coronavírus.

Os boletins epidemiológicos divulgados pelo Ministério da Saúde confirmam que os homens são mais vulneráveis à Covid-19 do que as mulheres. Os dados mostram que 57% das pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus são homens. E, entre os que morreram por causa da infecção, representam 58% são do sexo masculino.

Além dessa predisposição biológica, os homens ainda se colocam em risco por um outro motivo: o machismo.

A coordenadora do Grupo de Estudo Saúde Mental e Gênero da Universidade de Brasília, Valeska Zanello, avalia que os princípios do patriarcado influenciam até mesmo os cuidados com a própria proteção.

O Dia do Homem é comemorado desde 1993, por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores. Começou como uma brincadeira, para celebrar as grandes conquistas políticas, sociais e históricas que o que é considerado privilégio de ter nascido homem poderia ter propiciado. A Ordem dos Escritores comemora a data com o Troféu Moringa, que já agraciou o professor Pasquale Cipro Neto e o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela.

No mundo, o Dia Internacional do Homem é celebrado em 19 de novembro. Não é uma data instituída pela ONU, mas aproximadamente 70 países comemoram. Nos últimos anos, tem sido cada vez mais comum ver monumentos e prédios iluminados de azul, em alusão à campanha “Novembro Azul”, de prevenção ao câncer de próstata.

*Matéria alterada em 10/08/2021

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Ipea: desemprego recuou no país de 15,1% em março, para 13,7% em junho

A pesquisadora do Ipea, Maria Andreia Parente Lameiras, afirma que o cenário aponta para sinais de recuperação, ainda que as taxas de desocupação e subocupação continuem elevadas.

Baixar arquivo
Política

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é lembrado no Planalto

Durante a solenidade, o governo destacou as ações feitas nos últimos anos para beneficiar as pessoas com deficiência, como a criação do Comitê de Doenças Raras e o Auxílio Inclusão.

Baixar arquivo
Economia

Falta de chips força férias coletivas na Volkswagen em São Paulo

São cerca de 2 mil pessoas pessoas que vão ficar paradas por 10 dias por falta de componentes usados na fabricação dos carros.

Baixar arquivo
Saúde

Jogo de computador pode estimular atenção em crianças com autismo

Uma espécie de videogame que está sendo testado em crianças com autismo, e que tem mostrado resultados promissores.

Baixar arquivo
Esportes

Paralimpíada Escolar abre portas do alto rendimento a novos campeões

Edição deste ano da Paralimpíada Escolar está confirmada para acontecer entre  22 e27 de novembro

Baixar arquivo
Saúde

Estudo revela impacto da pandemia em favelas do Rio de Janeiro

54% dos moradores da Cidade de Deus, na zona oeste, e dos complexos do Alemão e da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, perderam seus empregos com a pandemia de covid-19

Baixar arquivo