Pesquisa mostra que 91% dos brasileiros defendem aplicação do Revalida

Médicos formados no exterior

Publicado em 07/07/2020 - 17:55 Por Dayana Vitor - Brasília

91% dos brasileiros acreditam que os médicos formados em outros países devem passar pelo exame Revalida, antes de começar a trabalhar aqui em nosso país. Esse teste é aplicado pelo Ministério da Educação para avaliar o conhecimento desses profissionais. Já 72% dos brasileiros sentem-se mais seguros quando são atendidos por médicos com diploma revalidado.

 

Essas foram as principais constatações de uma pesquisa do Conselho Federal de Medicina (CFM). O levantamento foi realizado pelo Instituto Datafolha com mais de 1,5 mil pessoas de todas as regiões do país e segmentos sociais. O primeiro-secretário do Conselho, Hideraldo Cabeça, detalha como é aplicado o Revalida.

 

Hideraldo acrescenta que existem diferenças nos currículos de medicina do Brasil em relação a outros países.

 

O estudo do CFM sobre o Revalida também mostrou que quanto maior a renda, maior a percepção de que os profissionais formados fora do Brasil precisam passar pela revalidação do diploma. 95% daqueles que ganham mais de dez salários acreditam que os médicos precisam fazer o exame. Já entre aqueles que recebem de dois a cinco salários mínimos, esse índice ficou em 92%.

 

As pessoas entre 35 a 59 anos são as que se sentem mais seguras quando atendidas por médicos aprovados no Revalida. Já os maiores de 60 anos são os que menos se importam com a revalidação.

 

Os moradores da região Nordeste são os que mais acreditam que a prova do Revalida deve ser exigida para o exercício da medicina aqui no Brasil. Os moradores do Norte são os que se sentem mais seguros em realizar tratamentos prescritos por pessoas que se formaram no exterior, mas revalidaram seus diplomas.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo