Pesquisa mostra que 91% dos brasileiros defendem aplicação do Revalida

Médicos formados no exterior

Publicado em 07/07/2020 - 17:55 Por Dayana Vitor - Brasília

91% dos brasileiros acreditam que os médicos formados em outros países devem passar pelo exame Revalida, antes de começar a trabalhar aqui em nosso país. Esse teste é aplicado pelo Ministério da Educação para avaliar o conhecimento desses profissionais. Já 72% dos brasileiros sentem-se mais seguros quando são atendidos por médicos com diploma revalidado.

 

Essas foram as principais constatações de uma pesquisa do Conselho Federal de Medicina (CFM). O levantamento foi realizado pelo Instituto Datafolha com mais de 1,5 mil pessoas de todas as regiões do país e segmentos sociais. O primeiro-secretário do Conselho, Hideraldo Cabeça, detalha como é aplicado o Revalida.

 

Hideraldo acrescenta que existem diferenças nos currículos de medicina do Brasil em relação a outros países.

 

O estudo do CFM sobre o Revalida também mostrou que quanto maior a renda, maior a percepção de que os profissionais formados fora do Brasil precisam passar pela revalidação do diploma. 95% daqueles que ganham mais de dez salários acreditam que os médicos precisam fazer o exame. Já entre aqueles que recebem de dois a cinco salários mínimos, esse índice ficou em 92%.

 

As pessoas entre 35 a 59 anos são as que se sentem mais seguras quando atendidas por médicos aprovados no Revalida. Já os maiores de 60 anos são os que menos se importam com a revalidação.

 

Os moradores da região Nordeste são os que mais acreditam que a prova do Revalida deve ser exigida para o exercício da medicina aqui no Brasil. Os moradores do Norte são os que se sentem mais seguros em realizar tratamentos prescritos por pessoas que se formaram no exterior, mas revalidaram seus diplomas.

Últimas notícias
Política

Pacheco lê requerimentos de abertura de quatro CPIs no Senado

O ato significa que as CPIs estão autorizadas a serem instaladas na casa parlamentar.

Baixar arquivo
Segurança

ANTT alerta que é golpe telefonema sobre renovação do RNTRC

O superintendente substituto de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas da ANTT, José Aires Amaral Filho, afirma que a agência reguladora não faz contato por telefone nem por WhatsApp.

Baixar arquivo
Segurança

Região metropolita do Rio registra 40 mortos e 75 feridos em roubos

A região metropolitana do Rio de Janeiro registrou 116 roubos ou tentativas de roubo no primeiro semestre do ano. De acordo com relatório divulgado pelo Instituto Fogo Cruzado, as ocorrências terminaram com ao menos 40 mortos e 75 feridos.

Baixar arquivo
Economia

ICMS: Minas e Energia faz projeção da redução no preço de combustíveis

O Ministério de Minas e Energia estima uma redução média R$ 0,31 no litro do etanol e de até R 1,55 na gasolina, após a fixação do ICMS em todo país. Ao menos 23 entes federativos já reduziram a alíquota.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova fim do uso da tese de defesa da honra para feminicídios

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou o projeto de lei que proíbe o uso da tese de legítima defesa da honra como argumento para a absolvição de acusados de feminicídio em julgamentos.

Baixar arquivo
Cultura

Novas leis de incentivo à cultura devem injetar R$ 19 bilhões no setor

Ativistas da cultura esperam que os recursos ajudem a fortalecer os trabalhadores do setor após dois anos de pandemia.

Baixar arquivo