Parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro vai permitir, por meio de um estudo, traçar um perfil das pessoas infectadas pelo novo coronavírus, e também daquelas já imunizadas.
O secretário estadual de Saúde, Alex Bousquet, explica que a pesquisa vai considerar fatores demográficos e socioeconômicos.
Voluntários interessados em participar da pesquisa devem preencher um formulário, com informações pessoais. Assim, de acordo com a Secretaria de Saúde, será possível analisar e mapear informações como sexo, idade, local de residência, escolaridade, sinais e sintomas mais frequentes na população fluminense.
Segundo o secretário, o estudo vai oferecer uma melhor compreensão da dimensão da Covid-19 em diferentes regiões. Ainda de acordo com o secretário, o levantamento vai contribuir para adoção de medidas de Saúde Pública, como prevenção da doença, avaliação da necessidade de isolamento social ou flexibilização das medidas de isolamento.
Até o dia 12 de setembro, duas mil pessoas serão testadas, em 25 unidades de saúde.
Além da capital fluminense, a pesquisa também será aplicada nas cidades de Angra do Reis, Cabo Frio, Duque de Caxias, Campo dos Goytacazes, Itaperuna, Macaé, Nova Friburgo, Petrópolis, Rezende, São Gonçalo, Saquarema, Três Rios e Valença.
Até o fechamento desta matéria, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, o estado do Rio de Janeiro registrava 134.449 casos confirmados de Covid-19, e 11.757 óbitos por coronavírus. Entre os casos confirmados, 114.351 pacientes se recuperaram da doença.