Transparência nas ações de combate à Covid-19 é tema de audiência pública na Câmara

Câmara dos Deputados

Publicado em 13/07/2020 - 18:05 Por Kariane Costa - Brasília

Em audiência pública na Câmara dos deputados, entidades ligadas à fiscalização de orçamentos públicos no Brasil pedem mais transparência sobre gastos no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

 

Na avaliação do presidente do Observatório Brasil, Ney da Nóbrega, estados e municípios ainda deixam muito a desejar em relação a esse quesito. A medida provisória que liberou recursos públicos é clara quando diz que todos os documentos relativos aos gastos no combate à Covid-19 devem estar disponíveis.

 

Mas o pesquisador, que hoje coordena um estudo sobre o tema, alerta que em muitos portais dos governos locais os dados não estão abertos.

 

Ney alega que sem informações não há como fazer fiscalização e monitoramento, e consequentemente não há controle social.

 

Além das despesas relacionadas à pandemia, há também a preocupação em relação à infraestrutura de saúde pública necessária para o combate a doença no Brasil.

 

Fernanda Campagnucci, diretora da Open Knowledge, explica que a instituição criou um índice de transparência da Covid-19.

 

O estudo traz um levantamento de dados que passam pelo cruzamento das informações de gastos públicos com a infraestrutura do sistema de saúde, além de traçar o perfil dos pacientes contaminados pela doença e dos mortos.

 

Esse acompanhamento, segundo Fernanda, é fundamental para calcular o impacto das politicas públicas no combate à crise.

 

A preocupação de como os recursos estão sendo aplicados também é do Ministério Público Federal. Na última semana o procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou um documento para o ministro da Economia, Paulo Guedes, com recomendações. Aras solicita ao ministério informações mais transparentes sobre os recursos federais que foram e são destinados aos estados e municípios para o combate à pandemia*.

 

O documento traz uma lista de medidas que devem ser adotadas pela pasta, além da exigência de aperfeiçoamento do sistema Comprasnet, que é utilizado para compras públicas e licitações.

 

O valor calculado pelo governo para o combate à pandemia no Brasil é de 404 bilhões de reais. Hoje, os recursos federais transferidos para a saúde já somam R$ 138 bilhões.

 

 

*A resposta do Ministério da Economia foi enviada após a gravação da reportagem. Confira a íntegra da nota:

 

"A recomendação do Ministério Público Federal está em análise no Tesouro Nacional e será respondida até o dia 22 de junho, dentro do prazo concedido pelo MPF".

Últimas notícias
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo