Colchicina auxilia no combate à inflamação pulmonar causada pela Covid
Um novo medicamento está sendo testado para o tratamento de pacientes infectados com a Covid-19. Um estudo da Universidade de São Paulo, a USP, revela que a droga colchicina - utilizada em tratamento para gota – pode auxiliar no combate à inflamação pulmonar causada pelo coronavírus.
O médico Renê de Oliveira, que coordenou a pesquisa no Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto, aponta que quem utilizou a medicação teve uma recuperação mais rápida.
Voluntários que utilizaram o medicamento dispensaram a utilização de oxigênio antes daqueles que não estavam tomando a droga, facilitando a recuperação.
Os pesquisadores avaliam que o medicamento reduziu o tempo de utilização de oxigênio, de internação e diminuiu os níveis de inflamação nos pacientes. Mas, ainda é preciso aprofundar a pesquisa para recomendar sua utilização.
E atenção: a colchicina não é indicada para prevenção e nem para sintomas leves. Ela deve ser usada apenas com recomendação médica e para quem está com quadro avançado de inflamação, como explica o médico Renê de Oliveira.
A primeira fase do estudo foi realizada de abril a julho, com 35 pessoas hospitalizadas com quadro moderado ou grave da Covid-19, sendo que 17 receberam a colchicina e 18 um placebo. Pacientes que precisaram ser internados na UTI não participaram do estudo.
Na nova fase da pesquisa, a colchicina será testada em mais pacientes, que saberão que estão tomando o medicamento, para observar se haverá eventos adversos. Essa etapa vai até outubro.
Com produção de Wesley Cerqueira.