Enap: pandemia pode afetar jovens no mercado de trabalho e recém-nascidos

Estudo da Enap

Publicado em 11/08/2020 - 22:01 Por Marcela Rebelo - Brasília

Um estudo, divulgado nesta terça-feira (11) , mostra como a pandemia da Covid-19 pode afetar jovens que ingressam no mercado de trabalho e recém-nascidos. O levantamento feito pela Enap, a Escola Nacional de Administração Pública, indica que esses grupos podem ser mais impactados; e traz estratégias para reduzir efeitos de longo prazo.

 

O relatório levou em conta pesquisas e cenários em diferentes países depois de epidemias e desastres naturais, como a gripe espanhola, terremotos e furacões, nos últimos 20 anos. E, a partir dessas evidências, apontou ações para diminuir impactos da pandemia da Covid-19 no Brasil. Quem explica é o pesquisador da Enap Daniel Lopes.

 

O estudo mostra, por exemplo, que há uma tendência de queda nos salários, no caso de jovens que ingressam no mercado de trabalho, como afirma o pesquisador Daniel Lopes. Segundo o relatório, devem ser estimulados não somente programas de transferência de renda, mas também medidas voltadas para qualificação profissional.

 

Sobre os reflexos da pandemia em recém-nascidos, o pesquisador Daniel Lopes ressalta que o estresse materno durante a gestação pode trazer consequências à saúde do filho e impactos por toda a vida em diferentes áreas, como na educação e no trabalho.

 

O estudo destaca a necessidade de políticas públicas para gestantes e investimentos em programas durante o pré-natal e na primeira infância. O relatório aborda os reflexos da pandemia e as estratégias para reduzir os efeitos de longo prazo, não só nas áreas de saúde; educação; trabalho e rendimento; mas também nos aspectos relacionados à pobreza e desigualdade e à violência doméstica.

Últimas notícias
Política

Governo estuda propor PEC para reduzir preços de combustíveis

Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Baixar arquivo
Educação

Enem 2022 vai ocorrer dias 13 e 20 de novembro

As provas do Enem 2022 - o Exame Nacional do Ensino Médio - devem acontecer nos dias 13 e 20 de novembro.

Baixar arquivo
Economia

Paulo Guedes diz que PIB deve crescer em 2022

A declaração do ministro foi feita durante a participação dele no Fórum Econômico Mundial, que acontece em Genebra, na Suíça, no painel sobre as Perspectivas Econômicas Globais.

Baixar arquivo
Esportes

Desafio do técnico do Corinthians é armar meio-campo

Sylvinho descarta Paulinho como 1º volante e vê pressão como natural. Técnico do Corinthians crê que protagonistas do time podem atuar juntos.

Baixar arquivo
Política

Olinda Bolsonaro, mãe do presidente da República, morre aos 94 anos

Após a morte da mãe, na madrugada desta sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou compromissos em viagem à Guiana – país que faz fronteira com a região Norte do Brasil – e retornou ao país.

Baixar arquivo
Geral

Covid: Na Bahia servidores são afastados por não comprovarem vacinação

O governo da Bahia publicou no Diário Oficial as portarias que orientam o afastamento temporário de 283 servidores de 13 órgãos e secretarias do estado, por não comprovarem a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo