Ministério da Saúde notifica mais de 905 mil casos de dengue no país em seis meses

Boletim Epidemiológico

Publicado em 11/08/2020 - 18:11 Por Deogracia Pinto - Brasília

Como se não bastasse a preocupação com o alto número de casos da Covid-19, a população brasileira também sofre com a proliferação do mosquito aedes aegypti, causador da dengue, zica e chikungunya.

 

Segundo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, entre o final de dezembro de 2019 e a metade do mês de julho deste ano, foram notificados mais de 905 mil casos prováveis de dengue.

 

Em números arredondados, essa quantidade de casos representa uma taxa de incidência de 430 casos por grupo de 100 mil habitantes. No período, a região Centro-Oeste apresentou a maior incidência com 1.120 casos a cada 100 mil habitantes, seguida das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. A região Norte teve a menor taxa: 105 casos por 100 mil habitantes.

 

Nos casos de chikungunya, foram notificados mais de 56 mil casos prováveis, sendo 27 casos por 100 mil habitantes no país. A região Nordeste registrou 62 e a Sudeste, 21 casos por 100 mil habitantes. Os dois estados que registraram maior número de casos foram a Bahia e o Espírito Santo.

 

Com relação aos dados de zika, foram notificados mais de 5.330 casos, uma média nacional de 2,5 casos por 100 mil habitantes. O maior índice está na região Nordeste, com 6,2 casos por 100 mil habitantes, seguida das regiões Centro-Oeste e Norte. O estado da Bahia lidera, com 47% dos casos de zika do país.

 

A dengue causou 433 mortes no país nos seis meses da análise, com maior concentração nos estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Mais da metade dos óbitos por zika, quase 58%, vitimaram pessoas acima dos 60 anos.

 

No mesmo período, a chikungunya matou 12 pessoas, enquanto o zika vírus não causou nenhum óbito no país.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Programa Caixa Mais Brasil chega à 100ª edição neste sábado

Durante este fim de semana, a Caixa Econômica Federal promove mais uma edição do programa Caixa Mais Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: projeto no DF oferece apoio psicológico a enlutados

Lidar com a morte é um processo doloroso. E desde o início da pandemia do coronavírus, por causa das medidas de segurança e distanciamento social, nem sempre quem perde um ente querido encontra uma rede de apoio para enfrentar esse momento.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pandemia coloca 9 milhões de crianças em risco de trabalho infantil

Os dados estão no relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicado para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado, 12 de junho

Baixar arquivo
Saúde

Estado do Rio de Janeiro permanece com risco moderado para covid-19

O Mapa de Risco Covid-19 manteve a classificação geral na bandeira laranja, mas segundo o estudo, houve melhora no cenário epidemiológico em seis regiões.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe insumo para a produção de 6 milhões de doses da vacina

A Fiocruz recebe neste sábado (12) mais um lote de IFA para a produção da vacina contra a covid-19. O insumo deverá desembarcar no final da tarde no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

SUS vai oferecer exame rápido para detecção de meningite criptocócica

O teste que detecta fungos que atacam o sistema nervoso foi incorporado ao SUS e publicado nesta sexta-feira (11).

Baixar arquivo