Ministério da Saúde notifica mais de 905 mil casos de dengue no país em seis meses

Boletim Epidemiológico

Publicado em 11/08/2020 - 18:11 Por Deogracia Pinto - Brasília

Como se não bastasse a preocupação com o alto número de casos da Covid-19, a população brasileira também sofre com a proliferação do mosquito aedes aegypti, causador da dengue, zica e chikungunya.

 

Segundo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, entre o final de dezembro de 2019 e a metade do mês de julho deste ano, foram notificados mais de 905 mil casos prováveis de dengue.

 

Em números arredondados, essa quantidade de casos representa uma taxa de incidência de 430 casos por grupo de 100 mil habitantes. No período, a região Centro-Oeste apresentou a maior incidência com 1.120 casos a cada 100 mil habitantes, seguida das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. A região Norte teve a menor taxa: 105 casos por 100 mil habitantes.

 

Nos casos de chikungunya, foram notificados mais de 56 mil casos prováveis, sendo 27 casos por 100 mil habitantes no país. A região Nordeste registrou 62 e a Sudeste, 21 casos por 100 mil habitantes. Os dois estados que registraram maior número de casos foram a Bahia e o Espírito Santo.

 

Com relação aos dados de zika, foram notificados mais de 5.330 casos, uma média nacional de 2,5 casos por 100 mil habitantes. O maior índice está na região Nordeste, com 6,2 casos por 100 mil habitantes, seguida das regiões Centro-Oeste e Norte. O estado da Bahia lidera, com 47% dos casos de zika do país.

 

A dengue causou 433 mortes no país nos seis meses da análise, com maior concentração nos estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Mais da metade dos óbitos por zika, quase 58%, vitimaram pessoas acima dos 60 anos.

 

No mesmo período, a chikungunya matou 12 pessoas, enquanto o zika vírus não causou nenhum óbito no país.

Últimas notícias
Economia

Empresas aéreas: Senado aprova gratuidade no despacho de bagagens

O Senado manteve a gratuidade para despachar bagagens de até 23 quilos em voos nacionais.  A proposta já passou pela Câmara, mas como houve modificações no texto, volta para uma nova análise dos deputados.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Civil do Pará investiga a morte da juíza Mônica Maria Andrade

A juíza foi encontrada morta dentro de um carro no estacionamento de um prédio em Belém, na manhã desta terça-feira.

Baixar arquivo
Justiça

TSE e Telegram formalizam parceria de enfrentamento a desinformação

O Tribunal Superior Eleitoral e o aplicativo de mensagens Telegram formalizaram nesta terça-feira parceria para o enfrentamento da desinformação.

Baixar arquivo
Política

70 anos: promulgada emenda que amplia idade de nomeação de magistrados

O Congresso Nacional promulgou nessa terça-feira a Emenda à Constituição que aumenta de 65 para 70 anos, a idade máxima para nomeação em tribunais superiores.

Baixar arquivo
Economia

Câmara decide manter isenção para indústria química e petroquímica

O fim da isenção estava previsto para ocorrer de forma gradual até 2025. Porém, no final do ano passado o governo editou uma Medida Provisória acabando com a isenção já neste ano. Com isso, o governo esperava aumentar a arrecadação em mais de  R$ 1,5 bilhão em três anos.

Baixar arquivo
Geral

Podcast Entrevista é Nacional: recompensa para os bons motoristas

A proposta da criação do Cadastro Positivo pretende incentivar o bom comportamento ao volante e deve ser implementada em breve, ouça os detalhes no podcast Entrevista é Nacional.

Baixar arquivo