Nova avaliação de risco permite reabertura de bares, restaurantes e lanchonetes no Acre
Após nova avaliação de risco do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 no Acre, as três regionais do estado avançaram da bandeira laranja (que indica nível de alerta) para a bandeira amarela (que indica atenção e é menos restritiva).
Agora, podem abrir bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes e sorveterias, com capacidade de 50% do número de mesas.
Teatros, cinemas, centros de formação e eventos religiosos também foram autorizados, mas com 30% da capacidade.
De acordo com o governo do estado, a mudança de bandeira considera principalmente o cenário dinâmico de avanço e combate à pandemia. Os níveis de classificação de risco foram divididos em vermelho, laranja, amarelo e verde, e a análise é feita a cada 14 dias.
Nesta quinta-feira (6), o Acre registra mais de 21,2 mil casos de coronavírus e 552 mortes pela doença.
Atualmente, a taxa de ocupação das UTIs para Covid no estado está em 44%, enquanto a taxa de ocupação de leitos clínicos está em 42%.
Em entrevista coletiva por videoconferência nessa quarta-feira, a coordenadora do Grupo de Apoio ao Pacto Acre sem Covid, Karolina Sabino, destacou a importância de se manter as medidas sanitárias preventivas para que o estado possa avançar para a classificação verde.
De acordo com o secretário de Saúde do Acre, Alysson Bestene, cabe às prefeituras realizar a autorização das atividades permitidas e a instituição de protocolos sanitários a serem seguidos pelos setores autorizados a funcionar. Ele reforça os cuidados que devem ser adotados pela população.
As academias de ginástica e clubes esportivos e de lazer seguem com o funcionamento suspenso no estado e só podem reabrir na fase verde.
A próxima classificação de risco será anunciada no dia 19 de agosto.
Em relação aos estabelecimentos de ensino regular, o governo informou que o enquadramento vai ser realizado por meio de resolução específica do Comitê de Acompanhamento da Covid-19.