''A saúde mental interfere diretamente no nosso sistema imunológico'', alerta psiquiatra

Dia Mundial da Saúde

Publicado em 05/08/2020 - 13:55 Por Gláucia Gomes - Brasília

Nesta quarta-feira, 5 de agosto, é comemorado o Dia Nacional da Saúde, em homenagem a Oswaldo Cruz.

 

O jovem médico e cientista teve que empreender uma campanha sanitária de combate às principais doenças como febre amarela, peste bubônica e varíola.

 

Para isso, adotou métodos como o isolamento dos doentes, a notificação compulsória dos casos positivos, a captura dos vetores – mosquitos e ratos –, e a desinfecção das moradias em áreas de focos.

 

O infectologista José David Urbaez, diretor Científico da Sociedade Brasileira de Infectologia no Distrito Federal, alertou, em referência ao isolamento proposto por Oswaldo Cruz aos doentes, que o procedimento não mudou apesar dos tempos modernos.

 

A pandemia do coronavírus também levou as pessoas ao isolamento social, ao medo, insegurança, ao desemprego e muitas ficaram com a saúde emocional afetada, pontua a médica psiquiatra Alexandrina Meleiro.

 

Segundo ela, a mudança de hábitos para evitar a infecção, se deu até mesmo na forma de tratar da própria saúde. 

 

Ainda segundo a psiquiatra, durante o isolamento social por causa da Covid-19, é comum as pessoas apresentarem oscilações de humor, mas quando acontece com grande frequência, é o momento de buscar ajuda.

 

A médica, doutora em psiquiatria pela Universidade de São Paulo disse como evitar a depressão e a ansiedade, principais doenças que atingem as pessoas que estão de quarentena.

 

A médica psiquiatra Alexandrina Meleiro alertou também para a necessidade de se manter o equilíbrio emocional, porque disso depende a saúde física.

 

Com produção de Rosemary Cavalcante. 

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo