UnB cadastra profissionais de saúde para teste com vacina contra Covid

Mais de 700 voluntários se inscreveram e serão monitorados por um ano

Publicado em 17/08/2020 - 14:00 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

O Hospital Universitário de Brasília já registrou 730 profissionais de saúde dispostos a serem voluntários na pesquisa que testa a eficácia da vacina contra o novo coronavírus. É preciso ainda validar a participação dos voluntários por meio de uma entrevista presencial.

Serão 2 meses de trabalho para se chegar a 850 participantes, todos profissionais de saúde que atendem pacientes com a Covid-19. Eles serão acompanhados pelos pesquisadores por 12 meses.

Um primeiro grupo mais restrito de voluntários, com 10 pessoas, retorna ao Hospital Universitário nesta semana para tomar a segunda dose da vacina.

A Universidade de Brasília é um dos 12 centros no Brasil que participa da terceira fase de testes clínicos para verificar a eficácia da vacina contra a Covid-19. O estudo é coordenado pelo Instituto Butantan, de São Paulo.

Apesar de estar na última fase de testes, quando se aplica a vacina em um maior número de pessoas, ainda não se pode firmar uma data exata para o resultado da pesquisa, ressaltou o chefe do Setor de Gestão da Pesquisa do Hospital Universitário de Brasília, Fernando Araújo.

Metade dos voluntários recebe duas doses da vacina, com intervalo de 14 dias, e a outra metade recebe um placebo, sem qualquer substância. Os pesquisadores então comparam os dois grupos.

As fases 1 e 2 da pesquisa foram realizadas na China com cerca de 700 voluntários; e 90% deles produziram anticorpos que neutralizam o vírus. Assim que comprovada a eficácia e segurança da vacina, será firmada um acordo de transferência de tecnologia para produção em larga escala e distribuição pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo