logo Radioagência Nacional
Saúde

UnB cadastra profissionais de saúde para teste com vacina contra Covid

Mais de 700 voluntários se inscreveram e serão monitorados por um ano
Baixar
Lucas Pordeus Leon
17/08/2020 - 14:00
Brasília

O Hospital Universitário de Brasília já registrou 730 profissionais de saúde dispostos a serem voluntários na pesquisa que testa a eficácia da vacina contra o novo coronavírus. É preciso ainda validar a participação dos voluntários por meio de uma entrevista presencial.

Serão 2 meses de trabalho para se chegar a 850 participantes, todos profissionais de saúde que atendem pacientes com a Covid-19. Eles serão acompanhados pelos pesquisadores por 12 meses.

Um primeiro grupo mais restrito de voluntários, com 10 pessoas, retorna ao Hospital Universitário nesta semana para tomar a segunda dose da vacina.

A Universidade de Brasília é um dos 12 centros no Brasil que participa da terceira fase de testes clínicos para verificar a eficácia da vacina contra a Covid-19. O estudo é coordenado pelo Instituto Butantan, de São Paulo.

Apesar de estar na última fase de testes, quando se aplica a vacina em um maior número de pessoas, ainda não se pode firmar uma data exata para o resultado da pesquisa, ressaltou o chefe do Setor de Gestão da Pesquisa do Hospital Universitário de Brasília, Fernando Araújo.

Metade dos voluntários recebe duas doses da vacina, com intervalo de 14 dias, e a outra metade recebe um placebo, sem qualquer substância. Os pesquisadores então comparam os dois grupos.

As fases 1 e 2 da pesquisa foram realizadas na China com cerca de 700 voluntários; e 90% deles produziram anticorpos que neutralizam o vírus. Assim que comprovada a eficácia e segurança da vacina, será firmada um acordo de transferência de tecnologia para produção em larga escala e distribuição pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.

x