UnB cadastra profissionais de saúde para teste com vacina contra Covid

Mais de 700 voluntários se inscreveram e serão monitorados por um ano

Publicado em segunda-feira, 17 Agosto, 2020 - 14:00 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

O Hospital Universitário de Brasília já registrou 730 profissionais de saúde dispostos a serem voluntários na pesquisa que testa a eficácia da vacina contra o novo coronavírus. É preciso ainda validar a participação dos voluntários por meio de uma entrevista presencial.

Serão 2 meses de trabalho para se chegar a 850 participantes, todos profissionais de saúde que atendem pacientes com a Covid-19. Eles serão acompanhados pelos pesquisadores por 12 meses.

Um primeiro grupo mais restrito de voluntários, com 10 pessoas, retorna ao Hospital Universitário nesta semana para tomar a segunda dose da vacina.

A Universidade de Brasília é um dos 12 centros no Brasil que participa da terceira fase de testes clínicos para verificar a eficácia da vacina contra a Covid-19. O estudo é coordenado pelo Instituto Butantan, de São Paulo.

Apesar de estar na última fase de testes, quando se aplica a vacina em um maior número de pessoas, ainda não se pode firmar uma data exata para o resultado da pesquisa, ressaltou o chefe do Setor de Gestão da Pesquisa do Hospital Universitário de Brasília, Fernando Araújo.

Metade dos voluntários recebe duas doses da vacina, com intervalo de 14 dias, e a outra metade recebe um placebo, sem qualquer substância. Os pesquisadores então comparam os dois grupos.

As fases 1 e 2 da pesquisa foram realizadas na China com cerca de 700 voluntários; e 90% deles produziram anticorpos que neutralizam o vírus. Assim que comprovada a eficácia e segurança da vacina, será firmada um acordo de transferência de tecnologia para produção em larga escala e distribuição pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.

Edição: Sâmia Mendes

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

Morre Jane Di Castro, artista pioneira na luta LGBTI

Atriz e cantora foi vítima de um câncer e estava internada desde o último dia 14

Baixar arquivo
Saúde

Rodrigo Maia busca consenso para impasse sobre vacina chinesa

Após encontro com governador João Doria nesta sexta-feira (23), presidente da Câmara disse estar aberto ao diálogo para garantir acesso à CoronaVac, e defendeu a produção da vacina em parceria com o Instituto Butantan

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa autoriza importação de 6 milhões de doses da CoronaVac

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta sexta-feira (23) a importação de 6 milhões de doses da vacina experimental contra a covid-19, fabricada pelo laboratório chinês Sinovac e testada no Brasil em parceria com o Instituto Butantan.

Baixar arquivo
Saúde

Apesar de queda, regiões estão em zona de risco para SRAG

Boletim InfoGripe da Fiocruz aponta que ocorrência de Síndrome Respiratória Aguda Grave ainda é alta no país

Baixar arquivo
Saúde

Mortes por covid-19 caem 17,5% no país

Pandemia desacelerou na semana de 11 a 17 de outubro

Baixar arquivo