Alimentação saudável e movimento: receita que previne o Alzheimer

Neste mês, foi marcado o Dia Mundial para conscientizar sobre a doença

Publicado em 22/09/2020 - 14:06 Por Vanessa Casalino - São Paulo

O consultor João Alfredo Spada vive em Mococa, no interior de são paulo. O padrasto dele, Ari, tem 81 anos, e mudou muito desde que foi diagnosticado com o mal de Alzheimer.

Sonora: “A sensação mais dura é que você está vendo uma pessoa que já não é mais aquela. Daí, é preciso muito amor pra poder cuidar, criar para ela um novo parâmetro..”

A rotina do João mudou completamente com a doença do padrasto. Muita coisa teve de ser providenciada: medicamentos, cuidadora, monitoramento da casa com câmeras e um programa permanente de fisioterapia são parte dos cuidados.

Sonora: “A gente colocou câmera pra poder identificar se está tudo bem. Se caiu, é também uma preocupaçaõ que temos com ele. [..] A gente montou um esquema de tomar café sempre com ele [...]”

Um dos primeiros sinais é a perda da memória. O presidente da Associação Brasileira de Alzheimer, Jean Pierre de Alencar, explica porquê.

Sonora: “Vai matando esses neurônios progressivamente. Primeiro, vai pegando a área da memória recente, depois vai indo pra outras áreas. Daí, começa a ter sintomas comportamentais, alucinações, agitações, depressão, que é uma doença prevalente junto. É um esquecimento que te atrapalha nas suas ações. Esquece coisas que já aprendeu, então tem uma receita de um bolo que a tia tem e ela começa a esquecer”.

O mal de Alzheimer não tem cura. O tratamento apenas retarda a evolução da doença. Mas o que a ciência já sabe é que alimentação saudável e “movimento” são essenciais para prevenir e para conviver melhor com ela.

Por isso, atividade física e “ginástica” também para o cérebro são apontados como os remédios mais eficazes.
 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo