Cobertura vacinal no Rio de Janeiro está abaixo de 50% este ano

Especialista atribui baixa a isolamento causado pela covid-19

Publicado em 11/09/2020 - 17:29 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Faltando menos de quatro meses para acabar o ano de 2020, o estado do Rio de Janeiro ainda não atingiu 50% da cobertura de vacinas oferecidas no calendário de imunização da criança e do adolescente.

De acordo com a secretaria estadual de Saúde, as vacinas contra o rotavírus e a BCG, contra a tuberculose, tinham como meta uma cobertura de 90% este ano, mas de janeiro a agosto, a primeira atingiu cerca de 47% do público-alvo e a segunda 48%. A cobertura mais baixa nesses oito meses, de 44%, ficou com a vacina contra a poliomielite. Apenas a vacina contra a pneumonia atingiu 50% do público-alvo.

O médico sanitarista da Secretaria de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, atribui a baixa procura pelas vacinas à pandemia de covid-19, que impôs medidas de distanciamento social e fez com que as pessoas não saíssem de casa.

Segundo Chieppe a situação se reflete, principalmente, nas vacinas aplicadas em crianças com menos de um ano de idade, como a pentavalente, a BCG e contra a meningite do tipo C.

A Campanha Nacional de Multivacinação começa no dia 5 de outubro. Mas, para o assessor científico da Fiocruz, Akira Homma, além das campanhas de vacinação, é preciso reforçar as estratégias para motivar a população e mostrar os benefícios que a vacina traz.

Ele salienta que a baixa cobertura pode trazer de volta doenças já erradicadas, como aconteceu com o sarampo.

O pesquisador citou, inclusive, a necessidade de combater as fake news sobre as reações adversas das vacinas e que, conforme enfatizou, são um desserviço à saúde pública.

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo
Justiça

STF facilita acesso a dados em investigações de crimes graves

O Supremo Tribunal Federal determinou o repasse de dados telefônicos ou de sinais de localização para investigações de crimes graves, mesmo sem autorização judicial.

Baixar arquivo
Economia

Brasil registra recorde histórico de rendimento habitual em 2023

O ano de 2023 registrou o maior valor da série histórica de rendimento habitual recebido por todos os trabalhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo