Covid-19: Brasil adere a instrumento internacional de acesso a vacinas

Chamado de Covax Facility, mecanismo é aliança liderada pela OMS

Publicado em 25/09/2020 - 10:23 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

O governo brasileiro anunciou a adesão ao Covax Facility, que é o Instrumento de Acesso Global de Vacinas Covid-19. A medida vai garantir o acesso ao fornecimento das vacinas, ao portfólio de nove vacinas que estão em desenvolvimento e ainda outras que estão em análise.

Serão liberados R$ 2,5 bilhões para isso. A ideia é comprar, até o final do ano que vem, imunizantes que podem garantir a proteção, de cerca de 10% da população, justamente aqueles que fazem parte dos grupos prioritários.

A Covax Facility é uma aliança internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS) com outros órgãos, para acelerar a produção e garantir o acesso igualitário à vacina aos países participantes.

Vai caber a ela negociar, com os fabricantes, o acesso às doses nos volumes especificados, os cronogramas de entrega e os preços. E, mesmo com a adesão do Brasil, não há impedimentos para a busca de outras vacinas, para a assinatura de acordos bilaterais com outras empresas biofarmacêuticas.

O entendimento é o de que a diversificação de fornecedores aumenta as chances de acesso à vacina no menor tempo possível.

 

Edição: Lana Cristina

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Advogada de médicos diz que Prevent Senior obrigava o uso do kit covid

A advogada Bruna Morato, que depôs nesta terça-feira na CPI da Pandemia, disse que os médicos da operadora de saúde Prevent Senior eram obrigados a prescrever remédios sem comprovação científica.

Baixar arquivo
Saúde

Câncer de Mama: 47% das mulheres não realizaram exames preventivos

Os números mostram que, aos poucos, as pacientes estão voltando aos consultórios. A psico-oncologista e presidente da organização não-governamental Oncoguia, Luciana Holtz, ressalta que é fundamental buscar esse atendimento mesmo no cenário atual.

Baixar arquivo
Saúde

Rio e Niterói antecipam segunda dose da Pfizer

Na cidade do Rio, todas as pessoas com mais de 40 anos terão intervalo entre as imunizações. Em Niterói, o intervalo entre a primeira e a segunda aplicação será reduzido para oito semanas.

Baixar arquivo
Geral

Declaração de imposto de propriedade rural vai até esta quinta

Os donos de imóveis rurais têm até esta quinta-feira (30/09) para entregar a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural 2021.

Baixar arquivo
Educação

Mais de 90% das instituições ainda não emitem o diploma digital

A três meses do fim do prazo para as instituições de ensino superior implementarem o diploma digital, mais de 90% dos estabelecimentos ainda não começaram a emitir nesse formato.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa da CNM mostra que 249 municípios exigem passaporte da vacina

Municípios brasileiros começam a adotar os comprovantes de vacinação para acesso a locais públicos e coletivos.Na região Norte, 20,7% dos municípios recorreram à obrigação. O Centro-Oeste tem 12% das cidades com a exigência. e o Sudeste tem uma taxa de apenas 6,6% de adesão.

Baixar arquivo