Covid-19: país chega a 4,1 milhões de casos

Em Brasília e arredores, pessoas se aglomeraram sob calor de 30 graus

Publicado em 08/09/2020 - 09:03 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Ministério da Saúde atualizou o balanço da pandemia do coronavírus. Nessa segunda-feira (7), o país registrou 10.273 novos casos da Covid-19, com o total de 4 milhões 147 mil casos. Desses, 126.960 perderam a luta contra a doença, com 310 mortes notificadas no Dia da Independência.

Mesmo com os números altos, moradores do Planalto Central aproveitaram o feriado para se aglomerar, muitas vezes sem máscara. Com a umidade abaixo de 30%, e o termômetro em torno dos 30 graus, as pessoas têm ignorado as orientações do Ministério da Saúde para aproveitar momentos de lazer.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, na tarde do feriado, Brasília teve umidade em 27%, com os termômetros marcando 29 graus. Tanto a orla quanto os clubes e as embarcações no Lago Paranoá tiveram aglomerações. Mas muitos brasilienses optaram por passar o fim de semana prolongado em cidades próximas, que ficam no estado de Goiás.

Em Pirenópolis, nessa segunda, a umidade chegou a 17% e a temperatura, a 33 graus. Ao longo de todo o fim de semana prolongado, quem foi para a cachoeira encontrou filas de carros, o que não é comum nem mesmo durante as férias. O Centro Histórico também ficou cheio de turistas que aproveitavam os restaurantes e as lojas de artesanato, que reabriram as portas. Nas redes sociais, algumas pessoas comparavam o movimento com o do tradicional carnaval da cidade.

Em Caldas Novas, onde existem os parques aquáticos, a umidade ficou ainda mais baixa, em 14%, e a temperatura chegou aos 34 graus. O resultado? Hotéis com 90% dos leitos ocupados.

Já no município de Alto Paraíso de Goiás, o maior da região da Chapada dos Veadeiros, a umidade chegou a 27%, com temperatura também em torno dos 30 graus. Na internet, turistas relataram terem sido hostilizados por moradores da cidade e de comunidades tradicionais, para que não se aglomerassem nas trilhas e cachoeiras.

Até o mês passado, todas essas cidades estavam com tantas restrições, que os turistas preferiam não ir. Agora, para o feriado, o distanciamento social foi flexibilizado.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo