logo Radioagência Nacional
Saúde

Covid-19: país chega a 4,1 milhões de casos

Em Brasília e arredores, pessoas se aglomeraram sob calor de 30 graus
Baixar
Victor Ribeiro
08/09/2020 - 09:03
Brasília

O Ministério da Saúde atualizou o balanço da pandemia do coronavírus. Nessa segunda-feira (7), o país registrou 10.273 novos casos da Covid-19, com o total de 4 milhões 147 mil casos. Desses, 126.960 perderam a luta contra a doença, com 310 mortes notificadas no Dia da Independência.

Mesmo com os números altos, moradores do Planalto Central aproveitaram o feriado para se aglomerar, muitas vezes sem máscara. Com a umidade abaixo de 30%, e o termômetro em torno dos 30 graus, as pessoas têm ignorado as orientações do Ministério da Saúde para aproveitar momentos de lazer.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, na tarde do feriado, Brasília teve umidade em 27%, com os termômetros marcando 29 graus. Tanto a orla quanto os clubes e as embarcações no Lago Paranoá tiveram aglomerações. Mas muitos brasilienses optaram por passar o fim de semana prolongado em cidades próximas, que ficam no estado de Goiás.

Em Pirenópolis, nessa segunda, a umidade chegou a 17% e a temperatura, a 33 graus. Ao longo de todo o fim de semana prolongado, quem foi para a cachoeira encontrou filas de carros, o que não é comum nem mesmo durante as férias. O Centro Histórico também ficou cheio de turistas que aproveitavam os restaurantes e as lojas de artesanato, que reabriram as portas. Nas redes sociais, algumas pessoas comparavam o movimento com o do tradicional carnaval da cidade.

Em Caldas Novas, onde existem os parques aquáticos, a umidade ficou ainda mais baixa, em 14%, e a temperatura chegou aos 34 graus. O resultado? Hotéis com 90% dos leitos ocupados.

Já no município de Alto Paraíso de Goiás, o maior da região da Chapada dos Veadeiros, a umidade chegou a 27%, com temperatura também em torno dos 30 graus. Na internet, turistas relataram terem sido hostilizados por moradores da cidade e de comunidades tradicionais, para que não se aglomerassem nas trilhas e cachoeiras.

Até o mês passado, todas essas cidades estavam com tantas restrições, que os turistas preferiam não ir. Agora, para o feriado, o distanciamento social foi flexibilizado.

 

x