Fiocruz vai testar eficácia da vacina contra tuberculose para Covid-19

3 mil profissionais de saúde devem receber a imunização

Publicado em 14/09/2020 - 18:00 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz deve iniciar, em outubro, os testes com a vacina BCG, que previne a tuberculose, e que será usada no combate ao novo coronavírus. O estudo, feito em parceria com o Instituto de Pesquisa Infantil Murdoch da Austrália, vai recrutar 3 mil profissionais da área da saúde nos estados de Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

A pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo, coordenadora da pesquisa no Rio de Janeiro, disse que antes de receber a vacina, os voluntários serão testados para verificar se há ou não a presença do vírus causador da Covid-19. As pessoas aprovadas a participar do ensaio clínico serão acompanhadas por até um ano, período em que serão feitas as avaliações recomendadas.

Ainda segundo Margareth Dalcolmo, o estudo vai comparar os resultados obtidos com os voluntários que foram vacinados e aqueles que receberam o placebo, que é a substância inativa. A intenção é descobrir se a vacina protege contra o coronavírus ou se, pelo menos, pode amenizá-lo.

Para dar início aos testes, os pesquisadores australianos se basearam em estudos que mostram os efeitos da BCG contra outras infecções respiratórias virais.

A pesquisa está na fase 3 dos ensaios clínicos, com a testagem em humanos. Esta etapa, a mais avançada, é que vai verificar a eficácia no tratamento da Covid-19. É importante ressaltar que ainda não há comprovação.

A BCG é uma vacina de rotina, aplicada normalmente em recém-nascidos, mas pode ser tomada até os 4 anos de idade. Ela é obrigatória no Brasil desde 1976 e está disponível no SUS, Sistema Único de Saúde, protegendo crianças das formas mais graves da tuberculose.

Além do Brasil e da Austrália, Espanha e Reino Unido também participam do estudo, que já foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e será financiado pela Fundação Gates.

Edição: Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Judô brasileiro encerra Olimpíada com dois bronzes e mantém tradição

O judô brasileiro se despediu da Olimpíada de Tóquio (Japão) com duas medalhas de bronze. A participação terminou neste sábado (31), após eliminação nas quartas de final do torneio por equipes mistas.

Baixar arquivo
Esportes

Dupla feminina ganha medalha olímpica inédita para tênis brasileiro

O tênis brasileiro está pela primeira vez no pódio de uma Olimpíada.

Baixar arquivo
Saúde

Hospital do Câncer de Presidente Prudente é credenciado ao SUS

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participaram, neste sábado (31), da cerimônia de credenciamento do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente, interior de São Paulo, ao Sistema Único de Saúde. 

Baixar arquivo
Saúde

Butantan pede autorização à Anvisa para aplicar CoronaVac em crianças

A Agência informou que a inclusão de uma nova faixa etária depende do encaminhamento de estudos que comprovem segurança e eficácia para as idades solicitadas. Única liberada para menores até o momento é a Pfizer.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz inicia produção do IFA nacional e entrega 80 milhões de doses

A produção na fábrica de Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro, é um marco para a produção autônoma da vacina da Astrazeneca no Brasil. Até então a Fiocruz dependia da importação do insumo.

Baixar arquivo