Letalidade por Covid-19 segue alta no Rio de Janeiro, segundo Fiocruz

Sistema hospitalar do estado voltou a ficar sobrecarregado

Publicado em 15/09/2020 - 19:37 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

A letalidade por Covid-19 permanece alta no Rio de Janeiro. Os dados são do boletim Observatório Covid-19 Fiocruz, referentes ao período de 23 de agosto a 5 de setembro. A análise, divulgada nesta semana, aponta que esse cenário pode indicar falhas na atenção primária e vigilância epidemiológica no estado.

Segundo o levantamento, o país apresenta uma ligeira tendência de queda no número de mortes por Covid-19, mas ainda se mantém em patamares altos quanto ao número de casos notificados.

Em relação aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva para Covid-19, o boletim chama atenção para a sobrecarga do sistema hospitalar no Rio de Janeiro. Segundo a Fiocruz, a capital fluminense voltou à zona crítica, com 82% dos seus leitos de UTI de Covid-19 ocupados, o que pode ser atribuído à desativação dos hospitais de campanha no estado.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a taxa de letalidade é calculada com base no total de óbitos e de casos confirmados em uma determinada região ou tempo. E que, com o aumento de testes, notou-se que 50% dos positivos são assintomáticos e não entram nas notificações.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro esclarece que a taxa de letalidade sofre influência da baixa quantidade inicial de testes de detecção da Covid-19 realizados no estado. E reitera que tem intensificado a testagem para a doença em todo o estado do Rio. Desde então, a taxa de letalidade vem caindo. Nesta terça-feira (15/09), a taxa é de 7,03%.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo