Manaus vive segunda onda de covid-19, aponta pesquisa da Fiocruz

A entidade tem monitorado a situação na capital amazonense desde março

Publicado em 28/09/2020 - 16:25 Por Sâmia Mendes* - Brasília

A Fundação Oswaldo Cruz no Amazonas alerta que Manaus vive uma segunda onda de contaminações da covid-19.

A entidade tem monitorado a situação na capital amazonense desde o mês de março e devido a um aumento de internações e de incidências de casos de síndrome respiratória aguda grave, nos últimos 40 dias, aponta a necessidade de medidas mais duras para conter o avanço da doença.

Para o pesquisador e epidemiologista da Fiocruz, Jesem Orellana, a decretação de lockdown pode frear a aceleração de novos casos.

Segundo o pesquisador, a segunda onda não deve ser mais forte que a primeira, até porque grande parte da população já se infectou. Mas ele acredita que medidas muito brandas também não resolvem o problema.

Na última semana, governo do Amazonas anunciou o fechamento e a restrição de algumas atividades no estado que têm causado aglomerações. Festas, funcionamento de balneários e alguns bares estão proibidos. Restaurantes e lojas de conveniência também tiveram o horário de funcionamento reduzido até as dez da noite.

A medida veio devido a uma tendência de aumento de contágios de covid-19, observada pelos órgãos de saúde nas últimas semanas.

Nesse final de semana, fiscalizações realizadas pela Secretaria de Segurança Pública do estado fechou 11 locais e autuou outros seis estabelecimentos que funcionavam de maneira irregular.

O Boletim epidemiológico para a covid-19, divulgado neste domingo, confirma o registro de 247 novos casos da doença, totalizando 136.416 no estado.

Procurado, até o fechamento desta edição, o governo do Amazonas não se manifestou sobre as informações divulgadas pela Fiocruz.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo