Atualização da caderneta e vacinação de polio e sarampo vão até dia 30

Ministério da Saúde alerta para queda na cobertura vacinal

Publicado em 23/10/2020 - 20:07 Por Renata Martins - Brasília

Três campanhas de vacinação se enceram em uma semana. As ações contra a poliomielite e o sarampo e a multivacinação vão até dia 30 de outubro.

A vacina da poliomielite é para crianças de 1 a  5 anos de idade incompletos. A gotinha previne contra a paralisia infantil. O Ministério da Saúde estima que 11 milhões de crianças devem receber a dose contra a poliomielite. A meta é vacinar pelo menos 95% deste público.

Há, ainda, a de combate ao sarampo. Essa, para o público de 20 a 49 anos de idade. A campanha é indiscriminada, ou seja, mesmo aqueles que já tomaram a vacina de sarampo podem tomar outra dose.

Até o final deste mês também está em vigor a Campanha Nacional de Multivacinação, voltada para menores de 15 anos de idade. O objetivo é a atualização da caderneta desse público.

No Distrito Federal, postos de saúde funcionando em horários diferentes, filas e longa espera para conseguir vacinar os filhos têm gerado reclamações.

Laura Souza vacinou os dois filho no sábado (17) – dia D da campanha. Ela relata que ao levar as crianças para consultar no meio da semana presenciou muita confusão no setor de vacinas da Unidade Básica de Saúde 01 do Paranoá.

A Secretaria de Saúde informou que o horário de vacinação ocorre em todas as salas, de 8h às 17h. As salas estão abastecidas com as vacinas, mas faltas pontuais podem ocorrer.
Porém, na relação dos postos de vacinação, disponível na página da secretaria, não há um padrão de horário. Alguns fecham para o almoço, outros não. Os dias de funcionamento também são diferentes, a depender da unidade, e nem todos têm expediente aos sábados.

Em três semanas de Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, o Distrito Federal vacinou apenas 30% da meta, que é imunizar 160 mil crianças.

O Ministério da Saúde tem alertado sobre a queda na cobertura vacinal nos últimos anos. Em 2019, por exemplo, cerca de 7,7 milhões de crianças e adolescentes não se vacinaram contra a Febre Amarela.

O Ministério da Saúde afirma ainda que distribuiu mais de 23,3 milhões de doses da vacina oral contra a poliomielite aos estados - 304 mil delas  para o DF.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo