Brasil ainda faz poucos exames para detecção da covid-19

Percentual da população submetida a testes ainda não passou de 10%

Publicado em segunda-feira, 26 Outubro, 2020 - 17:12 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Durante a pandemia do novo coronavírus, os testes diagnósticos se tornaram um importante aliado no combate a doença. Mas no Brasil, mesmo depois de oito meses da confirmação do primeiro caso, os números relativos aos exames realizados seguem pouco expressivos.

Até setembro, apenas 10% da população brasileira tinha se submetido a algum teste para saber se estava infectada. Isso equivale a 21 milhões e 900 mil pessoas, segundo dados da PNAD Covid Mensal, divulgada pelo IBGE. 

Mesmo baixo, o número superou a taxa de agosto, como explica a coordenadora do estudo, Maria Lúcia Vieira.

Existem três tipos de exames que detectam se a pessoa está ou se já teve a doença causada pelo novo coronavírus: o SWAB, ou RT PCR, que coleta material com cotonete da boca e nariz; o teste rápido por meio de um furo no dedo; e o exame que retira sangue do braço. 

Mas, como saber qual procedimento adotar? Em videoconferência realizada pela Fiocruz, o imunologista Manoel Barral Neto explicou que existem dois grandes grupos de testes.

Com relação ao melhor momento, a orientação é a seguinte: para detecção do vírus através de amostras de secreção nasal ou da garganta, o paciente deve ser submetido ao exame no prazo entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas. Já para saber se há produção de anticorpos, de maneira geral, é necessário esperar, no mínimo, uma semana a partir dos primeiros possíveis sinais da doença.

Entre aqueles que procuram os laboratórios ou postos de saúde, existe uma parcela que faz o teste mesmo sem apresentar sintoma. Esse foi o caso da funcionária pública Vanessa Vaucher, que teve contato com um familiar infectado.

Já no caso da babá Mariana Bueno, a situação foi diferente. Ela procurou uma Unidade de Pronto Atendimento depois que começou a apresentar sintomas da covid.

A Organização Mundial da Saúde defende que a testagem no maior número possível de pessoas é fundamental para enfrentar o vírus, principalmente cuidando dos pacientes positivados, antes do agravamento da doença.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Meio Ambiente

Emissão de gases poluentes no mundo cai, mas CO2 continua a aumentar

Segundo relatório da Organização Meteorológica Mundial da ONU, no período mais intenso de confinamento, as emissões globais caíram 17%. A previsão é que para este ano as emissões totais de gases possam ser reduzidas de 4 a 8%. Mas a queda não foi capaz de diminuir a concentração de dióxido de carbono (CO2) – que produz o efeito estufa.

Baixar arquivo
Geral

Natal iluminado: pisca-pisca é item popular, mas pode oferecer perigo

Um dos enfeites mais populares de Natal, o pisca-pisca é facilmente encontrado à venda no fim do ano. Mas é preciso tomar cuidado na hora de escolher e instalar essas luzes. Se o produto for de baixa qualidade ou instalado de forma incorreta, pode provocar incêndios ou choques elétricos. Saiba o que é preciso observar para garantir a segurança do item.

Baixar arquivo
Eleições 2020

Relembre medidas contra Covid-19 que devem ser cumpridas no domingo

37 milhões de brasileiros vão escolher o futuro prefeito neste 2º turno. Quem não votou no 1º turno pode comparecer às urnas neste domingo - mesmo quem ainda não justificou a ausência. Mas é preciso lembrar de tomar precauções para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Baixar arquivo
Eleições 2020

TSE aprova envio de Força Federal para mais duas capitais

A Força Federal é composta por militares das forças armadas, e atua durante as eleições na segurança do processo eleitoral, garantindo o livre exercício do voto. Nessa quinta-feira, a Justiça Eleitoral já havia aprovado o emprego da Força Federal para Manaus, no Amazona; e Fortaleza e Caucaia, no Ceará.

Baixar arquivo
Geral

Prefeitura de São Carlos decreta estado de emergência

A cidade foi atingida por um forte temporal na tarde dessa quinta-feira. Pelo menos 150 moradores tiveram que ser resgatados de áreas alagadas. A área central foi uma das mais impactadas. Mais de 100 lojas da região foram inundadas, carros foram arrastados e várias ruas tiveram o asfalto arrancado com a força da água.

Baixar arquivo
Geral

Bares e casas de shows vão reabrir no AM a partir de 1º de dezembro

Esses locais podem ficar abertos até uma hora da manhã, mas não é pra ter festa e nem pode usar a pista de dança. A ocupação máxima é de 50% da capacidade, e de no máximo 500 pessoas. Por exemplo, estabelecimentos com capacidade de receber 3 mil pessoas só podem receber até 500 clientes.

Baixar arquivo