Dia da Visão: OMS estima que, até 2050, metade da população será míope

Um bilhão de pessoas têm deficiência visual que poderia ser prevenida

Publicado em 07/10/2020 - 16:48 Por Vanessa Casalino - São Paulo
Atualizado em 10/10/2020 - 00:50

A cada minuto, uma criança fica cega no mundo. A estimativa é da Organização Mundial da Saúde. Hoje em dia, pelo menos 1 bilhão de pessoas têm alguma deficiência visual que poderia ter sido prevenida ou tratada. O Luiz Henrique de Oliveira perdeu a visão dos dois olhos por causas distintas. Hoje, o engenheiro faz reabilitação para viver bem, sem enxergar.

Sonora: “Eu já mexia no celular [...] A gente tem muito mais dificuldade que uma pessoa vidente, normal. […] Dá pra conseguir sobreviver. […] Mas é matar um leão por dia.”
Há 70 anos, a Fundação Dorina Nowill oferece serviços especializados para cegos e pessoas com baixa visão. Ao longo de todos esses anos, uma conclusão: prevenir é fundamental para enxergar bem, como explica o superintendente da fundação, Alexandre Munck.

Sonora: “Aqui no Brasil estamos falando que quase 80% da cegueira poderia ser evitada. Número astronômico [...] Que a gente ainda deixa muito a desejar aqui no Brasil.”
O uso frequente e cada vez mais cedo de celulares acende um alerta: a OMS calcula que, até 2050, metade do planeta será míope – terá dificuldades em enxergar longe, por causa da luz azul emitida pelas telas.

Na Coreia do Sul, que convive há mais tempo com os smartphones, os casos de miopia chegam a 97% entre adolescentes de áreas urbanas. Uma ameaça real à saúde dos olhos.

Para ajudar quem não tem fácil acesso a médicos e exames, o Juliano Santos desenvolveu um simpático robô: o Adam. Ele ajuda a prevenir a cegueira por meio uma avaliação do campo visual, da capacidade de distinguir, por exemplo, o contorno dos objetos.

Uma versão do robô está na internet. O Juliano explica que ele permite saber, de qualquer lugar, se uma pessoa está enxergando bem ou não.

Sonora: “As pessoas me perguntam. O Adam vai substituir o médico? De forma nenhuma. O Adam nasceu, a estimativa de 130 milhões a 160 milhões de pessoas têm zero exames ao longo da vida. A gente quer atingir essas pessoas, mas nada substitui o médico.”

Para quem quiser fazer o teste, o endereço do Adam robô na internet é adamrobo.com.br.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo