Grupo que faz isolamento flexível agora é o mais numeroso da população

IBGE aponta redução das pessoas que só saem por necessidade básica

Publicado em 09/10/2020 - 15:47 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Pela primeira vez desde junho, a quantidade de brasileiros que estão saindo de casa e recebendo visitas, apesar de diminuir esse contato, se tornaram a maioria: 85,7 milhões. Isso representa 40,5% da população e se refere à terceira semana do mês de setembro.

O grupo ultrapassou aquele que está saindo apenas por necessidade básica, que agora são 39,9% dos brasileiros, ou 84,4 milhões pessoas.

As informações fazem parte da pesquisa Pnad Covid semanal, divulgada pelo IBGE. O levantamento aponta também redução na quantidade de pessoas rigorosamente isoladas, agora inferior a 34 milhões, o que representa cerca de 5 milhões a menos do que no final de agosto.

Os pesquisadores do IBGE avaliam que esse comportamento também impactou o mercado de trabalho. Pela primeira vez, o nível de ocupação teve aumento significativo, chegando a 49,1%. Já em números absolutos, a população ocupada ficou estável na passagem da segunda para a terceira semana de setembro, com 83,7 milhões, assim como o número de desempregados que se manteve em 13,3 milhões. Com isso, a taxa de desemprego permaneceu em 13,7%.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Acidentes de trânsito mataram 5.381 pessoas em 2021

Foram 90 mortes a mais do que as registradas em 2020. Esses dados fazem parte do Anuário 2021 da Polícia Rodoviária Federal e foram divulgados nesta segunda-feira.

Baixar arquivo
Educação

Olimpíada Brasileira do Oceano está com inscrições abertas

Levar a cultura oceânica para perto da população e mostrar sua importância para o dia a dia das cidades. Estas são as metas da segunda edição da Olimpíada Brasileira do Oceano.

Baixar arquivo
Saúde

Covid entra na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças

No total, 52 doenças ou agravos devem ser informados ao Ministério da Saúde quando identificados.

Baixar arquivo
Segurança

Prefeitura do Rio expande programa de prevenção a furto e roubo

O Conjunto de Estratégias de Prevenção, criado pela prefeitura do Rio e que atua no bairro do Méier, na zona norte, chegou aos bairros de Copacabana e Ipanema, na Zona Sul carioca.

Baixar arquivo
Esportes

Jogo decisivo contra Unión La Calera abre série caseira do Santos

Time terá quatro jogos seguidos em casa, sendo dois deles cruciais definir o futuro na Copa Sul-Americana. O primeiro deles nesta quarta-feira (18), às 21h30 (horário de Brasília), contra o Unión La Calera, com transmissão da Rádio Nacional.

Baixar arquivo
Esportes

Maracanã reabre para Flamengo x Universidad Católica pela Libertadores

Depois de 12 dias fechado para o plantio da grama de inverno, o Maracanã vai reabrir, nesta terça-feira (17), às 21h30, para Flamengo x Universidad Católica (Chile).

Baixar arquivo