Guedes nega que haja intenção de privatizar o SUS
![Alan Santos/PR O ministro da Economia, Paulo Guedes, participa da solenidade de Sanção de duas medidas provisórias (MP) aprovadas pelo Congresso Nacional, a que institui o Programa Emergencial de Suporte a Empregos (MP 944/20)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O ministro da Economia, Paulo Guedes, comentou, nesta quinta-feira (29), sobre uma possível segunda onda do novo coronavírus no Brasil e falou também sobre o decreto que previa um estudo para conceder à iniciativa privada a gestão de Unidades Básicas de Saúde.
Paulo Guedes ressaltou que, no caso de uma segunda onda da pandemia, é preciso observar a possibilidade fiscal e orçamentária do governo.
O ministro da Economia destacou, porém, que o governo não enxerga, por enquanto, essa segunda onda.
O ministro participou, pela 4ª vez, de uma reunião da Comissão Mista da Covid-19 no Congresso Nacional. Paulo Guedes foi questionado pelos parlamentares sobre o decreto que permitiu um estudo para concessão à iniciativa privada de Unidades Básicas de Saúde.
O ministro respondeu que essa foi uma iniciativa do Programa de Parcerias e Investimentos, o PPI. Guedes negou intenção de privatizar o SUS, o Sistema Único de Saúde, e defendeu o uso de vouchers, uma espécie de ticket ou vale, para a população usar em serviços privados.
O decreto autorizando estudos para conceder Unidades Básicas de Saúde à iniciativa privada acabou revogado no mesmo dia, após críticas. Sobre o futuro do auxílio emergencial, o ministro da Economia defendeu que o novo programa de renda vai depender da possibilidade orçamentária, respeitando o Teto de Gastos, que limita as despesas da União.
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 25/03/2024 - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa da entrega de cartões do Programa Pé-de-Meia para alunos de todo o País. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília-DF, 24/07/2023, PRF faz ação de conscientização, durante comemoração dos 95 anos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Brasília. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lyon Santos/ MDS Erilene (27 anos), Mauro (05 anos) Elias (06 meses) - Família Beneficiária do Programa Bolsa Família - CRAS de Sobradinho 1 - Brasília (DF). Na foto eles seguram o cartão do programa Bolsa Família.
Fotos: Lyon Santos/ MDS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 09/01/2025 - A ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante anúncio da instalação do Centro de Operações de Emergência (COE) para Dengue e outras Arboviroses e o novo Plano de Contingência Nacional para Dengue, Chikungunya e Zika. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Chip Somodevilla/Proibida reprodução WASHINGTON, DC - JANUARY 20: U.S. President Donald Trump speaks during inauguration ceremonies in the Rotunda of the U.S. Capitol on January 20, 2025 in Washington, DC. Donald Trump takes office for his second term as the 47th president of the United States. Reuters/Chip Somodevilla/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Meta/Divulgação Brasília (DF), 08/01/2025 - Logo da empresa Meta. Facebook, Messenger, Instagram, Whatsapp. Foto: Meta/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)