Obesidade afeta um em cada quatro brasileiros, revela IBGE

Mulheres são as mais afetadas por sobrepeso e obesidade

Publicado em 21/10/2020 - 12:06 Por Lígia Souto - Brasília

Mais de 60% dos brasileiros maiores de 18 anos estão acima do peso, o que corresponde a 96 milhões de pessoas. Já a obesidade afetou uma em cada cada quatro pessoas. Os dados fazem parte do volume dois da PNS-Pesquisa Nacional de Saúde referente a 2019, divulgada nesta quarta-feira (21) pelo IBGE. A coleta de informações foi feita entre agosto de 2019 e março deste ano.

O levantamento traçou um diagnóstico da saúde da população, com base em dois temas: a antropometria, que analisou a prevalência do excesso de peso e da obesidade, e a Atenção Primária à Saúde, que de maneira inédita avaliou os cuidados prestados nas unidades básicas de saúde do país.

A investigação antropométrica identificou que dos 96 milhões de brasileiros com 18 anos ou mais que apresentavam sobrepeso, 62,6% eram mulheres e, 57,5%, homens.

Já entre os adolescentes de 15 a 17 anos, o sobrepeso atingia 19,4% e, a obesidade, 6,7%. Também nessa faixa etária, as mulheres foram as mais afetadas.

Comparada com pesquisa feita pelo IBGE em 2003, esta edição da PNS revela que a obesidade entre adultos acima dos 20 anos mais que dobrou, passando de 12,2% para 26,8%.

Ainda nesses 17 anos, a proporção de pessoas com excesso de peso, também entre aqueles com 20 anos ou mais, subiu de 43,3% para 61,7%.

A analista do IBGE, Flávia Vinhaes, responsável pela pesquisa, afirma que a prevalência do excesso de peso e da obesidade entre as mulheres foi maior em quase todas as faixas etárias, com exceção do grupo acima dos 60 anos.

A pesquisadora chama a atenção para os resultados, que devem servir para embasar as ações de combate à obesidade e excesso de peso no país.

No que se refere a Atenção Primária à Saúde, o levantamento apontou que nos 6 meses que antecederam a entrevista, mais de 17 milhões de pessoas utilizaram algum serviço nessas unidades. As respostas aos questionários receberam valores, de 0 a 10, usados para calcular a pontuação do serviço que foi prestado aos pacientes. A  média ficou em 5,9, como explica Flávia Vinhaes.

Do total de pessoas que utilizaram algum serviço de Atenção Primária à Saúde, as mulheres eram a maioria, quase 70%. No recorte por cor ou raça, o predomínio foi de pretos ou pardos, que somaram mais de 60%.

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Geral

Musk volta a atacar Moraes e chama ministro de "ditador brutal"

Em uma publicação, Elon Musk falou em retirada dos funcionários do X do Brasil para um lugar seguro e em dump de dados, que é quando há a transferência ou cópia de um banco de dados de um sistema para outro.

Baixar arquivo
Geral

Justiça pede explicação do CFM sobre resolução que proíbe aborto

A Justiça Federal em Porto Alegre deu um prazo de 72 horas para o Conselho Federal de Medicina se manifestar sobre resolução aprovada na semana passada, que proíbe a prática do aborto legal em gestações com mais de 22 semanas.

Baixar arquivo
Geral

Bebê atingido em tiroteio em Seropédica recebe alta

Já está em casa o bebê atingido por um tiro no joelho durante troca de tiros entre homens encapuzados. O confronto aconteceu na tarde dessa segunda-feira (8),  no centro do município de Seropédica, na Baixada Fluminense.

Baixar arquivo
Esportes

Minas vence o Osasco e se aproxima da final da Superliga

Na próxima sexta-feira, o Minas joga novamente contra Osasco, às 21h30.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

60 anos do golpe: Cinemas Novo e Marginal mostram contradições do país

No mês que completa 60 anos do golpe a Rádio MEC preparou o especial "Resistência da Cultura na Ditadura", que conta como a Música Popular Brasileira, o Samba, o Soul, o cinema e o teatro resistiram a censura e as perseguições. Nesta quarta reportagem as telonas que por meio d

Baixar arquivo
Geral

Forças Armadas reforçam ações no combate ao garimpo na terra Yanomami

Mais 800 militares vão atuar no combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami nos estados de Amazonas e Roraima. 

Baixar arquivo