Sete capitais apontam tendência de crescimento de casos de SRAG

Boletim da Fiocruz traz dados sobre Síndrome Respiratória Aguda Grave

Publicado em 05/10/2020 - 18:16 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Apesar de um sinal de queda no cenário nacional, dados do InfoGripe apontam para uma tendência de crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em sete capitais brasileiras: Manaus, Macapá, Aracaju, Fortaleza, Recife, Florianópolis e Rio de Janeiro. Os dados do sistema de monitoramento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) se baseiam na semana de 20 a 26 de setembro.

O pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, destaca que o País permanece na zona de risco alto para SRAG.

Ele chama a atenção para as medidas de flexibilização anunciadas no Rio de Janeiro, e manifesta preocupação com a possibilidade de nova alta na curva de contágio do novo coronavírus, com a tendência de crescimento observada nas últimas semanas de apuração da pesquisa, devido a uma maior interação entre as pessoas. 

Marcelo Gomes também ressalta a importância das ações de vigilância e monitoramento dos dados por parte dos agentes públicos.

Dados da Fiocruz revelam que este ano quase 98% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave registrados no país e 99% dos óbitos foram causados pelo coronavírus.

No Rio de Janeiro, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, até o último domingo foram confirmados  271.701 casos de infecção e 18.769 óbitos em todo o Rio de Janeiro. Os dados oficiais também apontam que 248.031 pacientes se recuperaram da doença.

Na capital fluminense, os últimos números da pandemia totalizam 106.170 notificações e 11.107 mortos.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Internacional

Lula reitera críticas a Israel e a Conselho de Segurança da ONU

Presidente voltou a defender mudanças no Conselho de Segurança da ONU, que, de acordo com ele, só vai representar o mundo do século 21 quando tiver representantes de países latinos, africanos e em desenvolvimento

Baixar arquivo
Cultura

“Gran Fury: a arte não é bastante” discute crise da Aids nos EUA

Em exposição no Masp - o Museu de Arte de São Paulo, a mostra traz as obras do coletivo de artistas que questionou, publicamente, os dados subnotificados do governo americano, a moralidade de instituições religiosas e a cobertura de uma mídia preconceituosa sobre o HIV/Aids

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Brasil vai formatar políticas para aliança global contra a fome

A proposta da aliança foi discutida nesta semana no G20. O objetivo é oferecer experiências bem-sucedidas de diversos países a outras nações que queiram adaptar e usar essas políticas públicas. O Brasil pode colaborar com a transferência de conhecimento da Embrapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, além da experiência com o Bolsa Família

Baixar arquivo
Internacional

Guerra entre Rússia e Ucrânia completa dois anos no sábado (24)

Mesmo com as sanções dos países europeus e dos Estados Unidos, a economia russa conseguiu crescer 3,6% em 2023, impulsionada pelos gastos militares.

Baixar arquivo
Geral

Enem dos Concursos: mais de dois milhões de candidatos estão aptos

56% das inscrições confirmadas são de mulheres. Cerca de 420 mil pessoas vão concorrer pela cota para negros, 45 mil para pessoas com deficiência e 10 mil para indígenas. O cargo de técnico em indigenismo, para a Funai, teve o maior número de inscrições confirmadas

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: Ibaneis Rocha diz que a rede de saúde do DF entrou em colapso

Distrito Federal está em estado de emergência devido ao surto de dengue. O número de casos prováveis da doença aumentou em mais de 1300% em relação ao mesmo período do ano passado.

Baixar arquivo