Anvisa autoriza retomada de estudos da vacina Coronavac
![Reuters/Direitos Reservados Caixas com potencial vacina da Sinovac contra Covid-19 em Pequim](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Dois dias após suspender os testes com a Coroavac, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou, nesta quarta-feira (11), a retomada dos estudos da vacina contra a Covid-19, desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com uma farmacêutica chinesa Sinovac.
Em nota, a Anvisa diz que suspendeu a pesquisa antes de tomar conhecimento sobre o motivo do evento grave no paciente e antes mesmo de ter acesso ao parecer do Comitê Independente do estudo responsável por fiscalizar os procedimentos.
A Anvisa justificou que essa era a medida adequada a ser tomada considerando a gravidade do evento, a precariedade das informações e a necessidade de proteção dos voluntários. Ainda segundo a nota, com as novas informações fornecidas nessa terça-feira (10) pelo patrocinador e pelo Comitê Independente, a agência resolveu autorizar a retomada dos estudos já que o evento com um dos voluntários não teria relação com o medicamento.
Pouco antes da Anvisa autorizar a retomada dos estudos, a Comissão Mista da Covid-19 do Congresso aprovou, nesta quarta-feira (11), convites para os presidentes da Anvisa, Antônio Barra Torres, e do Instituto Butantan, Dimas Covas, explicarem na próxima sexta-feira (13), no colegiado, a situação da vacina.
Os parlamentares argumentaram que houve uma politização do medicamento. O senador pelo Distrito Federal, Izalci Lucas, do PSDB, defendeu a credibilidade do Instituto Butantan e criticou o comportamento da Anvisa.
Já o senador Esperidião Amin, do PP catarinense, argumentou que há uma politização de ambas as partes nessa história.
Os deputados e senadores avaliam que a vacina pode estar sendo usada como disputa política entre o presidente da República e o governador de São Paulo.
E enquanto isso, o Ministério Público do Tribunal de Contas da União solicitou medidas ao TCU para avaliar se as decisões da Anvisa relativas à vacina foram devidamente motivadas ou se há influências político-ideológicas.
![CBF/Divulgação Brasília (DF), 17/12/2024 - Jogadores da seleção brasileira de futebol, Vinicius Jr. e Marta. Foto: CBF/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília (DF), 24/10/2023, Totem na fachada da EBC, com a nova logo marca, que fica na entrada da Empresa Brasil de Comunicação, localizado no Venâncio Shopping em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 17/12/2024 - .Ministro da Defesa José Mucio concede entrevista a imprensa na frente da casa do presidente Lula Pinheiros. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 19/11/2024 Sessão da Câmara dos Deputados que discutiu o projeto de lei complementar trata da proposição e execução de emendas parlamentares na lei orçamentária anual. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)