Distrito Federal reforça medidas preventivas contra a covid-19

Houve salto no número de casos e aumento da taxa de contágio

Publicado em 30/11/2020 - 16:09 Por Anna Luisa Praser - Brasília

No Distrito Federal, o governo anunciou nesta segunda-feira (30) o reforço às medidas preventivas contra a Covid-19, caso necessário.

Por enquanto, a orientação principal é manter as medidas de sempre: uso adequado de máscaras, álcool em gel, higienização das mãos e evitar as aglomerações, já que, como reforçou o diretor de Vigilância Epidemiológica do Distrito Federal, Cassio Peterka, ainda não temos remédios comprovadamente eficazes para o tratamento da covid-19.

Também haverá reforço no quantitativo de profissionais de saúde. Novos médicos e enfermeiros serão contratados nos próximos dias, tanto para cargos efetivos quanto temporários. Brasília também ganhou um novo hospital de campanha, em Ceilândia, que liderava os casos de covid e morte na região. Esse novo espaço será todo mobiliado com equipamentos e móveis do antigo hospital de campanha do Mané Garrincha, que foi desativado em setembro desse ano.

Também serão colocados à disposição da população 145 mil testes rápidos distribuídos em 50 unidades de saúde básica do Distrito Federal. A única orientação da Secretaria de saúde é que só faça o teste quem apresentar pelo menos dois sintomas da covid-19.

Fato é que os registros de covid-19 aqui no Distrito Federal têm aumentado. O Secretário de Saúde da capital Federal, Osney Okumoto, disse inclusive que esse salto nos casos tem causado preocupação.

Só nesse domingo (29), o Distrito Federal confirmou 627 diagnósticos da doença e 5 mortes. Além do mais, as taxas de contágio, que estavam abaixo de 1, agora chegaram a 1.3, o que na prática, significa que 100 pessoas contaminam outras 130. Apesar da elevação, essa taxa sozinha, não é suficiente para atestar que voltaremos aos patamares máximos ou até mesmo maiores de contaminação pelo novo coronavírus por aqui, como explicou o secretário de Saúde.

Ainda não há consenso sobre a necessidade de voltar a fechar comércios e enrijecer as medidas de isolamento. O que se sabe é que uma investigação sobre a motivação do aumento de casos começará já nesta quarta-feira (2) e levará em consideração os resultados dos testes sorológicos para diagnóstico da covid-19 que estão rendo realizados por aqui, além da ocupação dos leitos e o número de mortes pela doença.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo