INSS passa a fazer perícia médica a partir do próximo dia 16

Iniciativa atende a determinação do Tribunal de Contas da União

Publicado em 10/11/2020 - 18:52 Por Dayana Vítor - Brasília

Já pensou em não precisar ir pessoalmente a uma agência do INSS para fazer uma perícia médica? A partir do dia 16 de novembro, isso será possível, já que começa um projeto piloto de perícia médica por telemedicina. A princípio, essa experiência irá até 31 de janeiro do próximo ano. A iniciativa atende a determinação do Tribunal de Contas da União.

As empresas interessadas precisam preencher um termo de adesão pelos meios eletrônicos do INSS. Já os trabalhadores que desejarem realizar a perícia médica por telemedicina poderão procurar a empresa onde trabalham para saber se ela aderiu à proposta.

Então, como serão as consultas? O empregado vai precisar ir até a empresa, onde trabalha ou outro local por ela definido para participar da teleperícia. No início da consulta, um representante da empresa vai apresentar o perito e o trabalhador. Logo depois, ficarão apenas os dois na realização da perícia médica.

Essas consultas à distância poderão ajudar pessoas como o pedreiro, José Vitorino. Ele entrou com um pedido auxílio doença, antes da pandemia da covid-19, mas até hoje não passou por uma perícia médica. Assim que soube da novidade da telemedicina, ele ficou meio desconfiado.

Antes da versão final da proposta, em que o trabalhador e o perito realizam a consulta, a previsão era que um médico do trabalho ficasse junto ao empregado da empresa, durante toda a perícia. A presidente da Associação Nacional da categoria, dra Rosylane Rocha, explica porque este ponto foi derrubado na versão final do texto.

Assim que o projeto piloto terminar no dia 31 de janeiro de 2021, os resultados obtidos serão analisados para avaliar sobre a continuidade ou não da telemedicina no INSS.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo