Mais de 300 pacientes com Covid-19 aguardam leitos do SUS no RJ
Mais de 300 pacientes infectados pelo novo coronavírus aguardam transferência para leitos no sistema de saúde do estado do Rio de Janeiro.
Segundo a Secretaria de Saúde do Rio, das 358 pessoas que estão na fila de espera nesta sexta-feira, 207 devem ser transferidas para enfermarias e 151 para unidades de terapia intensiva. Esses pacientes mais graves, de acordo com a pasta, estão sendo assistidos em leitos pré-hospitalares, com monitores e respiradores.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI da rede estadual fluminense destinados à Covid-19 é de 80%, enquanto as enfermarias chegaram a 51%.
Na capital e Baixada Fluminense, os leitos de UTI para o tratamento da Covid-19 chegaram a 92% de ocupação, considerando unidades de saúde municipais, estaduais e federais.
Em toda a rede SUS na capital fluminense, há mais de mil pessoas internadas em leitos para a Covid-19, a metade em unidades de terapia intensiva.
Esta semana, o subsecretário de Saúde do município do Rio, Jorge Darze, disse que a cidade "ainda não chegou a um patamar de ter a capacidade zerada" e explicou que, entre a indicação da necessidade de um leito e a efetiva internação, há um processo que pode durar horas para que se consiga a transferência”.
Já a Secretaria de Estado de Saúde explicou que "a fila de espera por leitos ocorre porque, para pacientes com comorbidades, a Central Estadual de Regulação busca vagas que contemplem todas as suas necessidades clínicas, garantindo a assistência especializada a cada caso".
O Boletim Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz divulgado na quinta-feira apontou "uma piora expressiva" da taxa de letalidade da Covid-19 no estado do Rio de Janeiro, que chegou a 6,4%. Em outros estados, a letalidade está entre 2% e 3%.