Maranhão e Paraíba traçam estratégia de controle da covid-19 para 2021

Estados iniciam testes e investigam imunidade da população

Publicado em 01/11/2020 - 10:04 Por Dayana Vítor - Brasília

Os estados do Maranhão e da Paraíba estão investigando como está a imunidade da população. Este trabalho tem sido feito por meio de amostras sorológicas. A ideia é usar os dados dos resultados nas ações de controle e combate do novo coronavírus.

No Maranhão, foram divulgados os primeiros resultados da segunda fase do levantamento. Dos 5.100 exames realizados, mais de 2.300 resultados já ficaram prontos. Por estimativa, eles revelaram que quase 40% da população do estado apresentou anticorpos contra a covid-19. Isso significa que eles já pegaram a doença. O secretário de Saúde do Estado, Carlos Lula, detalhou.

Já na Paraíba, o levantamento sobre a imunidade da população vai começar mesmo no próximo dia 3 de novembro e irá até o dia 25 de dezembro. Serão entrevistadas e testadas 9.600 pessoas em 130 municípios paraibanos. No último dia 27, houve um piloto da pesquisa na capital do estado, João Pessoa.

A coordenadora de Atenção Básica do Estado da Paraíba, Rayana Coelho, explica pra gente quando os primeiros resultados serão divulgados.

Até o momento, o Maranhão já teve mais de 185.000 casos da covid-19 confirmados e mais de 4.000 mortes. Já na Paraíba, mais de 132.000 contraíram a doença e outras 3.000 morreram.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Justiça

Procurador-geral da República Augusto Aras toma posse em novo mandato

Durante o discurso de 20 minutos, Aras criticou o que chamou de criminalização da atividade política e destacou o papel do Ministério Público.

Baixar arquivo
Saúde

Nove em cada dez brasileiros querem tomar vacina contra a covid-19

Nove em cada dez brasileiros já tomaram vacina contra covid-19 ou pretendem se imunizar. É isso o que mostra um estudo com 173 mil pessoas, conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz.

Baixar arquivo
Saúde

Chegam em Viracopos mais dois carregamentos de vacina da Pfizer

São dois milhões de doses do imunizante trazidos em dois voos que saíram de Miami na tarde dessa quinta-feira.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação de agosto é a maior da série histórica, R$146,4 bilhões

A arrecadação de tributos federais cresceu 7,25% em agosto de 2021 em relação ao mesmo mês de 2020, isso já descontada a inflação.

Baixar arquivo
Saúde

Variante delta é identificada em 95% de novos casos de covid em SP

Foram identificados 573 casos. Com isso, a cidade de São Paulo contabiliza 2.494 casos da variante desde o primeiro registro da delta, em julho. O restante dos casos, pouco mais de 4% das amostras, era da variante Gama.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

SP recebe o Salão de Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes

O evento vem em um momento de muita discussão em torno da sustentabilidade sobre o uso de automóveis com combustíveis fósseis e os impactos no meio ambiente.

Baixar arquivo