Principal meio de socorro de ribeirinhos, ambulanchas são doadas no AM

Reservas receberam também 11 canoas e 2,5 mil litros de combustível

Publicado em 24/11/2020 - 22:00 Por Renata Martins - Brasília

No Brasil continental e amazônico, o socorro é mais difícil pra quem mora na beira dos rios e longe das cidades. As rodas das ambulâncias do Samu não conseguem chegar a um acidente grave na rua ou um infarto em casa quando os caminhos são as águas dos rios.

A agente comunitária de saúde Ivanilde de Sousa trabalha há nove anos na comunidade Bela Vista do Jaraqui, na área rural de Manaus. Ela relata a longa viagem para deslocar pacientes que precisam de atendimento urgente.

São os barcos que levam pacientes aos hospitais. As chamadas ambulanchas – embarcações adaptadas para atendimentos de emergência e transporte. 

Nesta terça-feira, as Reservas de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro e de Puranga Conquista e da Área de Proteção Ambiental do Rio Negro receberam cinco ambulanchas, 11 canoas e 2,5 mil litros de combustível.

A doação da Fundação Amazonas Sustentável em parceria com a Embaixada da França deve beneficiar 1,4 mil famílias de 42 comunidades.

 Miqueias dos Santos, gerente da RDS Rio Negro, fala da importância dos equipamentos para as populações ribeirinhas.

Os agentes comunitários de saúde também receberam medidor de pressão, termômetro digital, luvas e outros itens para atendimento às comunidades.

As ambulanchas, canoas e equipamentos doados ficam sob a responsabilidade das associações de moradores das Unidades de Conservação que receberam as doações.

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo