logo Radioagência Nacional
Saúde

Revisão do Plano São Paulo será feita depois do 2º turno das eleições

Baixar
Eliane Gonçalves
19/11/2020 - 19:39
São Paulo

Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, o número de internações por coronavírus no estado voltou a crescer 8% nos últimos sete dias. Na semana passada, já havia sido registrado um aumento de 18% nas internações.

Com isso, a ocupação de leitos de UTI chegou a 49% nesta quinta-feira (19). Na rede de hospitais privados, 76% dos leitos de terapia intensiva estão ocupados.

Um decreto do governo do estado proibiu o fechamento de leitos para covid-19 em toda a rede hospitalar pública e privada, e suspendeu as cirurgias eletivas.

Mas apesar das críticas de que poderia estar adiando medidas mais restritivas em função do período eleitoral, a decisão do governo foi deixar a revisão do Plano São Paulo apenas para o dia 30 de novembro, um dia depois do segundo turno das eleições, como explicou o secretário de Saúde do estado, Jean Gorinchteyn.

Por isso, por enquanto, as únicas medidas de prevenção continuam dependendo de cada pessoa, como explicou o coordenador do Centro de Contingência para o Coronavírus, José Medina.

Na capital paulista, o número de leitos ocupados também está crescendo. A prefeitura da cidade argumenta que 20% das internações são de pessoas que vêm de fora, que não moram em São Paulo, e refutou qualquer possibilidade de implantar um lockdown na cidade.

Nesta quinta-feira o estado de São Paulo contabilizou mais de 1.191 casos, e o número de pessoas que morreram em função da pandemia passou de 41 mil.

x