Revisão do Plano São Paulo será feita depois do 2º turno das eleições

Publicado em 19/11/2020 - 19:39 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, o número de internações por coronavírus no estado voltou a crescer 8% nos últimos sete dias. Na semana passada, já havia sido registrado um aumento de 18% nas internações.

Com isso, a ocupação de leitos de UTI chegou a 49% nesta quinta-feira (19). Na rede de hospitais privados, 76% dos leitos de terapia intensiva estão ocupados.

Um decreto do governo do estado proibiu o fechamento de leitos para covid-19 em toda a rede hospitalar pública e privada, e suspendeu as cirurgias eletivas.

Mas apesar das críticas de que poderia estar adiando medidas mais restritivas em função do período eleitoral, a decisão do governo foi deixar a revisão do Plano São Paulo apenas para o dia 30 de novembro, um dia depois do segundo turno das eleições, como explicou o secretário de Saúde do estado, Jean Gorinchteyn.

Por isso, por enquanto, as únicas medidas de prevenção continuam dependendo de cada pessoa, como explicou o coordenador do Centro de Contingência para o Coronavírus, José Medina.

Na capital paulista, o número de leitos ocupados também está crescendo. A prefeitura da cidade argumenta que 20% das internações são de pessoas que vêm de fora, que não moram em São Paulo, e refutou qualquer possibilidade de implantar um lockdown na cidade.

Nesta quinta-feira o estado de São Paulo contabilizou mais de 1.191 casos, e o número de pessoas que morreram em função da pandemia passou de 41 mil.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo