Revisão do Plano São Paulo será feita depois do 2º turno das eleições

Publicado em quinta-feira, 19 Novembro, 2020 - 19:39 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, o número de internações por coronavírus no estado voltou a crescer 8% nos últimos sete dias. Na semana passada, já havia sido registrado um aumento de 18% nas internações.

Com isso, a ocupação de leitos de UTI chegou a 49% nesta quinta-feira (19). Na rede de hospitais privados, 76% dos leitos de terapia intensiva estão ocupados.

Um decreto do governo do estado proibiu o fechamento de leitos para covid-19 em toda a rede hospitalar pública e privada, e suspendeu as cirurgias eletivas.

Mas apesar das críticas de que poderia estar adiando medidas mais restritivas em função do período eleitoral, a decisão do governo foi deixar a revisão do Plano São Paulo apenas para o dia 30 de novembro, um dia depois do segundo turno das eleições, como explicou o secretário de Saúde do estado, Jean Gorinchteyn.

Por isso, por enquanto, as únicas medidas de prevenção continuam dependendo de cada pessoa, como explicou o coordenador do Centro de Contingência para o Coronavírus, José Medina.

Na capital paulista, o número de leitos ocupados também está crescendo. A prefeitura da cidade argumenta que 20% das internações são de pessoas que vêm de fora, que não moram em São Paulo, e refutou qualquer possibilidade de implantar um lockdown na cidade.

Nesta quinta-feira o estado de São Paulo contabilizou mais de 1.191 casos, e o número de pessoas que morreram em função da pandemia passou de 41 mil.

Edição: Ana Pimenta

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Senado aprova aumento de pena contra crime de racismo e discriminação

Senadores aprovaram, nesta quarta-feira (25), um protejo que aumenta a pena para crimes praticados por motivo de racismo e discriminação.

Baixar arquivo
Economia

Contas externas têm saldo positivo de US$ 1,5 bilhão em outubro

O resultado é a diferença entre todas as compras e vendas de mercadorias e serviços e transferências de renda do Brasil com outros países. Durante a pandemia, exportações recuaram, mas importações caíram ainda mais. Segundo economista, desvalorização do Real também influenciou no resultado.

Baixar arquivo
Geral

MP isenta cobrança de energia elétrica dos últimos 30 dias, no Amapá

Os moradores do Amapá não vão precisar pagar a conta de luz dos últimos 30 dias. Isto porque o presidente Jair Bolsonaro editou uma Medida Provisória nesta quarta-feira (25) que isenta a cobrança para os consumidores do estado.

Baixar arquivo
Geral

Empresa de ônibus do acidente com 41 mortos em SP está irregular

Colisão entre caminhão e ônibus deixou ainda 10 feridos, dois deles em estado grave. O ônibus pertencia à empresa de ônibus Star Turismo e Viagem. Segundo a Artesp, a Agência de transporte do Estado de São Paulo, desde outubro de 2019 a empresa estava operando ilegalmente, sem autorização na agência.

Baixar arquivo
Eleições 2020

Sessões eleitorais em comunidades indígenas têm restrições específicas

As sessões eleitorais localizadas em comunidades indígenas seguem protocolos específicos, por causa dos riscos da disseminação do novo coronavírus nessas populações.

Baixar arquivo
Saúde

Infogripe: Brasil registra tendência de crescimento de casos de SRAG

Alerta para o aumento de casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil. O último boletim Infogripe da Fiocruz aponta uma tendência de retomada de crescimento desses casos.

Baixar arquivo