Vacina russa apresenta 95% de eficácia após aplicação da 2ª dose

Fabricante informa que Sputinik V custa menos que outros imunizantes

Publicado em 24/11/2020 - 14:48 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

95% de eficácia, depois de aplicada a 2ª dose do imunizante, é o que garante o fabricante da vacina russa Sputinik V. O anunciou foi feito nesta terça-feira (24), pelo Fundo de Investimento Direto Russo. O representante do Fundo, Kirill Dimitriev, informou ainda que as duas doses da vacina custam menos do que o produto dos demais laboratórios.

Os dados completos sobre a pesquisa, porém, ainda não foram publicados. Os representantes do laboratório russo informaram que devem publicar, no início de dezembro, todas as informações sobre os testes em uma revista científica para que a comunidade internacional possa verificar os resultados.


O diretor do Instituto Gamaleya, que desenvolveu a vacina, Denis Logunov, anunciou que não foram registrados eventos adversos graves, mas sim algumas reações leves. Os fabricantes da Sputinik V informaram ainda que será possível transportar as vacinas a uma temperatura entre 2 e 8 graus celsius, o que facilita a distribuição das doses.


Os dados divulgados, segundo os fabricantes, são resultado de testes em cerca de 18 mil voluntários nas fases 1 e 2 da pesquisa. Atualmente, a fase 3 trabalha com 40 mil voluntários. Concluindo essa etapa, eles esperam distribuir as doses para todos os parceiros até março de 2021.

A expectativa do fabricante russo é produzir vacinas suficientes para 500 milhões de pessoas. Tanto o governo do Paraná, quanto da Bahia, já haviam anunciado a assinatura de acordos diretos com a Rússia para aquisição de doses e transferência de tecnologia. Porém, para autorizar o uso da vacina no Brasil é necessária a autorização da Anvisa.

Em nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária informou que o fabricante ainda não solicitou o registro da Sputinik V no Brasil.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Em Lisboa, Marcelo Queiroga destaca a importância do SUS para o Brasil

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga destacou, em evento na Universidade de Lisboa, em Portugal, o avanço da campanha de vacinação que está sendo realizada no Brasil e a força do SUS no combate à pandemia.

Baixar arquivo
Educação

MEC muda regra de seleção para vagas remanescentes do Fies

Pelas regras anteriores, a seleção dessas vagas se dava pela ordem de inscrição dos interessados. Agora, o MEC determinou que essa seleção vai levar em conta a nota do Enem de todos os candidatos ao programa. 

Baixar arquivo
Economia

Custo da construção tem nova alta e já acumula aumento de 13% em 2021

O Índice Nacional de Custo da Construção, medido pela Fundação Getúlio Vargas, subiu 0,80% em outubro, taxa superior ao 0,56% registrado no mês anterior. Com o resultado, divulgado nesta terça-feira, o indicador acumula alta de aproximadamente 13% no ano.

Baixar arquivo
Saúde

Guarulhos revoga decreto que suspendia servidores não vacinados

Uma portaria da Câmara Municipal de Guarulhos cancelou os efeitos decreto que suspendia o contrato de trabalho de 137 servidores entre concursados, vereadores e comissionados.

Baixar arquivo
Esportes

Seleção feminina de futebol empata amistoso com a Austrália

Com gols de Érika e Debinha, as brasileiras conseguiram a igualdade após estarem perdendo por 2 a 0. A partida foi realizada no Commbank Stadium, em Sydney, na Austrália.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro decide hoje sobre flexibilização do uso de máscaras

A Assembleia Legislativa deve votar, hoje à tarde,  projeto de lei que autoriza o governo fluminense e as prefeituras a flexibilizarem o uso de máscara.

Baixar arquivo