Vacina russa apresenta 95% de eficácia após aplicação da 2ª dose

Fabricante informa que Sputinik V custa menos que outros imunizantes

Publicado em 24/11/2020 - 14:48 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

95% de eficácia, depois de aplicada a 2ª dose do imunizante, é o que garante o fabricante da vacina russa Sputinik V. O anunciou foi feito nesta terça-feira (24), pelo Fundo de Investimento Direto Russo. O representante do Fundo, Kirill Dimitriev, informou ainda que as duas doses da vacina custam menos do que o produto dos demais laboratórios.

Os dados completos sobre a pesquisa, porém, ainda não foram publicados. Os representantes do laboratório russo informaram que devem publicar, no início de dezembro, todas as informações sobre os testes em uma revista científica para que a comunidade internacional possa verificar os resultados.


O diretor do Instituto Gamaleya, que desenvolveu a vacina, Denis Logunov, anunciou que não foram registrados eventos adversos graves, mas sim algumas reações leves. Os fabricantes da Sputinik V informaram ainda que será possível transportar as vacinas a uma temperatura entre 2 e 8 graus celsius, o que facilita a distribuição das doses.


Os dados divulgados, segundo os fabricantes, são resultado de testes em cerca de 18 mil voluntários nas fases 1 e 2 da pesquisa. Atualmente, a fase 3 trabalha com 40 mil voluntários. Concluindo essa etapa, eles esperam distribuir as doses para todos os parceiros até março de 2021.

A expectativa do fabricante russo é produzir vacinas suficientes para 500 milhões de pessoas. Tanto o governo do Paraná, quanto da Bahia, já haviam anunciado a assinatura de acordos diretos com a Rússia para aquisição de doses e transferência de tecnologia. Porém, para autorizar o uso da vacina no Brasil é necessária a autorização da Anvisa.

Em nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária informou que o fabricante ainda não solicitou o registro da Sputinik V no Brasil.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Geral

Corpos encontrados em barco no Pará são temporariamente sepultados

Cerimônia laica foi promovida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Organização Internacional para as Migrações e a Agência da ONU para Refugiados, além das instituições que participaram do resgate. O procedimento permite que eles possam ser sepultados em outro local.

Baixar arquivo
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Voleibol: Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição.

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo