Vacina russa apresenta 95% de eficácia após aplicação da 2ª dose

Fabricante informa que Sputinik V custa menos que outros imunizantes

Publicado em 24/11/2020 - 14:48 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

95% de eficácia, depois de aplicada a 2ª dose do imunizante, é o que garante o fabricante da vacina russa Sputinik V. O anunciou foi feito nesta terça-feira (24), pelo Fundo de Investimento Direto Russo. O representante do Fundo, Kirill Dimitriev, informou ainda que as duas doses da vacina custam menos do que o produto dos demais laboratórios.

Os dados completos sobre a pesquisa, porém, ainda não foram publicados. Os representantes do laboratório russo informaram que devem publicar, no início de dezembro, todas as informações sobre os testes em uma revista científica para que a comunidade internacional possa verificar os resultados.


O diretor do Instituto Gamaleya, que desenvolveu a vacina, Denis Logunov, anunciou que não foram registrados eventos adversos graves, mas sim algumas reações leves. Os fabricantes da Sputinik V informaram ainda que será possível transportar as vacinas a uma temperatura entre 2 e 8 graus celsius, o que facilita a distribuição das doses.


Os dados divulgados, segundo os fabricantes, são resultado de testes em cerca de 18 mil voluntários nas fases 1 e 2 da pesquisa. Atualmente, a fase 3 trabalha com 40 mil voluntários. Concluindo essa etapa, eles esperam distribuir as doses para todos os parceiros até março de 2021.

A expectativa do fabricante russo é produzir vacinas suficientes para 500 milhões de pessoas. Tanto o governo do Paraná, quanto da Bahia, já haviam anunciado a assinatura de acordos diretos com a Rússia para aquisição de doses e transferência de tecnologia. Porém, para autorizar o uso da vacina no Brasil é necessária a autorização da Anvisa.

Em nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária informou que o fabricante ainda não solicitou o registro da Sputinik V no Brasil.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Senador Ciro Nogueira (PP-PI) é o novo ministro da Casa Civil

Um dos principais líderes do chamado "Centrão" do Congresso Nacional assume a vaga no lugar do general Luiz Eduardo Ramos. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: 11 estados investigam casos de pessoas que tomaram 3ª dose

Mesmo com boa parte do país sem completar a imunização contra a covid-19, há pessoas que estão buscando a 3ª dose da vacina de forma deliberada em uma ação que pode se configurar como crime de estelionato e fraude.

Baixar arquivo
Esportes

O surfista Ítalo Ferreira conquista primeiro ouro do Brasil em Tóquio

O surfista brasileiro Ítalo Ferreira disputou a final contra o japonês Kanoa Igarashi ,e venceu por 15,14 contra 6,60. Essa é primeira medalha de ouro do Brasil na modalidade que está estreando nos jogos de Tóquio.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer entrega mais 1 milhão de doses de vacina ao Ministério da Saúde

A Pfizer vai entregar, nesta terça-feira, mais 1 milhão de doses da vacina contra a covid-19. Com isso, já são mais de 24 milhões de doses entregues até agora ao Ministério da Saúde

Baixar arquivo
Esportes

Olimpíada: confira os principais resultados desta terça-feira

Hoje, pela manhã, a seleção feminina de vôlei venceu a República Dominicana em jogo muito difícil. O placar foi de 3 x 2 para o Brasil em jogo apertadíssimo.

Baixar arquivo
Cultura

Sítio Roberto Burle Marx agora é Patrimônio Mundial da Humanidade

O título, na categoria paisagem cultural, foi anunciado nesta terça-feira (27) pela Unesco. O espaço, que fica em Barra de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, tem 407 mil metros quadrados de área florestal e abriga coleção com mais de 3,5 mil espécies de plantas tropicais e subtropicais.

Baixar arquivo