Anvisa prorroga por mais 4 meses validade de testes RT-PCR para Covid

Sete milhões de testes estavam em depósito do MS em São Paulo

Publicado em 09/12/2020 - 14:20 Por Nelson Lin - São Paulo

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira (09), que a Anvisa autorizou a prorrogação por mais quatro meses da validade dos lotes de testes RT-PCR que estavam para vencer agora em Dezembro, Janeiro e Fevereiro de 2021.

São cerca de sete milhões de testes que estavam em um depósito do Ministério da Saúde, em Guarulhos, na Grande São Paulo, e que ainda não foram distribuídos para estados e municípios. Agora com a autorização da Anvisa, terão vencimento previsto para Abril de 2021 em diante.

De acordo com a diretora da Anvisa, Cristiane Jourdan Gomes, o cenário de recrudescimento da pandemia, além das boas práticas da empresa Sygene, fabricante dos testes, foram fatores considerados pela agência reguladora para estender o prazo deles. Mas ela também disse que essa extensão de validade vem com a condição do ministério elaborar um plano de monitoramento regular para verificar eventuais riscos e falhas.

Em audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (09), os parlamentares também cobraram do Ministério da Saúde o aumento do ritmo da distribuição dos testes, atualmente em cerca de um milhão e meio por mês, para que não sejam distribuídos aos estados testes com validade próxima a esse novo vencimento.

 

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Eleições 2020

Barco com corpos à deriva é encontrado no litoral do Pará

O inquérito está sob a responsabilidade da Polícia Federal no Pará que enviou equipes para a região.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério da Saúde inicia Mês de Vacinação dos Povos Indígenas

O Ministério da Saúde inicia neste sábado, 13, o mês de vacinação dos povos indígenas. A proposta é intensificar a imunização em territórios indígenas, ampliando a cobertura vacinal, sobretudo em áreas de difícil acesso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério dos Esportes condena atos de racismo a alunos do DF

O Ministério dos Esportes condenou, neste sábado, os ataques racistas sofridos por estudantes no Distrito Federal. Alunos foram chamados de “macaco”, “filho de empregada” e “pobrinho” durante uma partida de futebol de salão entre colégios de Brasília. O caso aconteceu em três de abril e veio à tona, nesta semana.

Baixar arquivo
Internacional

Lula visitará Colômbia para fortalecer laços comerciais

A Colômbia é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo garante amparo a gestantes em cargos públicos provisórios

Mulheres que trabalham na administração pública em cargo em comissão ou são contratadas por tempo determinado têm garantido o direito à licença-maternidade e à estabilidade provisória.

Baixar arquivo
Geral

Inmet alerta para risco de chuvas intensas pelo Brasil

A previsão é de acumulados de chuva variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia,

Baixar arquivo