Brasil confirma 1º caso de reinfecção por Covid-19
O primeiro caso de reinfecção pela covid 19 aqui no Brasil foi confirmado pelo Ministério da Saúde. É uma mulher de 37 anos que mora em Natal no Rio Grande do Norte e trabalha na área da saúde potiguar e no estado vizinho da Paraíba. Ela teve a doença em junho e se curou. Mas 116 dias depois desse 1º diagnóstico, ou seja, em outubro, testou positivo novamente.
Assim que a paciente apresentou sintomas da doença em junho e outubro, os exames RT PCR foram realizados no laboratório central paraibano. Os resultados positivos saíram nos dias 23 de junho e 13 de outubro.
Logo após, uma outra amostra da paciente foi encaminhada para a Fiocruz, no Rio de Janeiro, que, depois de fazer o sequenciamento do genoma completo viral, identificou duas linhagens diferentes do vírus.
Nas duas ocasiões em que esteve doente, a mulher apresentou quadro leve da covid 19 como dor de cabeça, abdominal, perda de olfato e paladar. A diretora do departamento de Vigilância em Saúde do município de Natal, Juliana Bruno, acrescenta que a paciente também apresentou resultados negativos para a doença.
Desde outubro, o Rio Grande do Norte analisa casos de reinfecção no estado. Até o momento foi confirmada apenas uma reinfecção em Natal, e outros 5 casos estão em análise. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Norte, Alessandra Lucchesi, detalha a situação.
O infectologista, André Prudente, acrescenta que pessoas que tiveram a doença e criaram anticorpos, não necessariamente estarão protegidas.
No Rio Grande do Norte, já são quase 100 mil casos confirmados da covid 19 com mais de 2.700 mortes. Em todo o Brasil, mais de 6 milhões e 700 mil pessoas contraíram a doença e outras 178.900 mil morreram. Mas o número de recuperados chega a 5 milhões e 900 mil.