Casos de Covid-19 crescem 21% em 14 dias no Brasil

Regiões Sul e Norte do país tiveram aumento expressivo de mortes

Publicado em quinta-feira, 3 Dezembro, 2020 - 21:48 Por Renata Martins - Brasília

Os casos de Covid-19 cresceram 21% em 14 dias, no Brasil.

O boletim epidemiológico apresentado nessa quinta-feira faz comparações da 48ª semana da pandemia, que compreende o período de 22 a 28 de novembro, com semanas anteriores.

A variação de mortes em 14 dias teve um crescimento mais lento, 6%. Porém, duas regiões tiveram um salto no número de óbitos em duas semanas. Na região Sul o crescimento foi de 23%; já o Norte viu as mortes subirem 25%.

De acordo com Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, o ministério ainda avalia os motivos para o crescimento da curva epidemiológica, mas avalia que os números podem estar relacionados ao relaxamento das medidas para evitar a disseminação do vírus, como o uso de máscara, distanciamento social, higienização das mãos.

Arnaldo Medeiros considera que o aumento de casos não teve reflexo no número de internações.

Segundo o Ministério da Saúde, nessa quinta-feira o país confirmou 755 novos óbitos e mais de 50 mil novos casos. São 175.140 mortes e 6,487 milhões casos desde a chegada do coronavírus ao Brasil.

Durante a coletiva, em Brasília, a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Francieli Fantinato, afirmou que Ministério da Saúde pode ampliar o acesso da população adulta à vacina.

Inicialmente, a previsão é realizar a vacinação em quatro fases. Trabalhadores da saúde, população com mais 75 anos de idade, idosos que vivem em instituições de longa permanência (como asilos) e indígena devem ser imunizados primeiro.

Em um segundo momento, entram pessoas de 60 a 74 anos. A terceira fase prevê a imunização de pessoas com comorbidades, como portadores de doenças renais e cardiovasculares. A quarta fase vai abranger professores, forças de segurança, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Senacon alerta sobre falsos imunizantes contra covid-19

Prática de venda dessas vacinas foi comunicada pelo Procon de São Paulo. Criminosos estariam se aproveitando desse momento em que a população está na expectativa de se vacinar e a proximidade da campanha da vacinação contra a doença, para oferecer vacinas falsificadas em sites de várias regiões do país.

Baixar arquivo
Saúde

RJ inicia distribuição de seringas para vacinação de covid-19

Ao todo, nesta 1ª fase, a Secretaria de Estado de Saúde enviará 5 milhões e meio de seringas descartáveis aos 92 municípios fluminenses. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa publica plano para monitorar efeitos da vacina para covid-19

Um dos pontos previstos no plano é a criação de uma sala de situação para a vigilância de eventos adversos das vacinas contra covid-19. 

Baixar arquivo
Geral

Pará terá revisão de bandeira tarifária de energia

A partir deste sábado (17), a bandeira passa de laranja para vermelha. A medida, publicada no Diário Oficial do estado, busca conter a contaminação da covid-19 no Pará. A decisão leva em conta a capacidade hospitalar e a evolução da Covid-19 nas regiões do estado.

Baixar arquivo
Saúde

Farmacêutica pede uso emergencial de imunizante Sputnik V

Pedido temporário e emergencial para utilização de 10 milhões de doses do imunizante Sputnik V no Brasil.

Baixar arquivo
Saúde

Avião da Azul levará cilindros de oxigênio para Manaus

Aeronave AirBus A330, que tem capacidade para transportar 70 toneladas de carga, deve chegar à capital amazonense no final da tarde.

Baixar arquivo