Descoberta do novo agente do coronavírus completa um ano

Comissão de Saúde de Wuhan fez o comunicado à OMS no dia 31/12/19

Publicado em 31/12/2020 - 15:06 Por Beatriz Evaristo - Brasília

Há exatamente um ano, a Comissão Municipal de Saúde de Wuhan, na China, informou à Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre casos de pneumonia que, até então, tinham origem desconhecida. Os tratamentos usuais não faziam efeito.

Somente em janeiro foi confirmado o surgimento de um novo coronavírus. A princípio, ninguém imaginava que a doença iria além do território chinês, como conta o pesquisador Wender Silva, do Instituto de Química, da Universidade de Brasília.

Países paralisaram atividades, fecharam fronteiras e determinaram medidas sanitárias para conter a propagação do vírus. Tudo para ganhar tempo, descobrir mais sobre a ação do SARS-Cov-2 e preparar o sistema de saúde.

O professor Wender Silva lembra que houve um esforço coletivo de pesquisadores em busca de um tratamento adequado e há recomendações que são necessárias ainda hoje.

No Brasil, o primeiro caso foi identificado no final de fevereiro. Em março, a OMS declarou que se tratava de uma pandemia.

Na linha de frente, a hematologista Fernanda Orsi, que também é pesquisadora e professora da Unicamp, conta que não existe um tratamento curativo comprovado mas que hoje já se sabe o que não funciona.

A médica Fernanda Orsi tem trabalhado na investigação de trombose em pacientes com Covid-19 e no uso de anticoagulantes em casos mais graves.

No início de dezembro, a Sociedade Brasileira de Infectologia divulgou um documento com “atualizações e recomendações sobre a Covid-19”. Para evitar o contágio, a instituição indica isolamento respiratório de casos suspeitos e confirmados da doença; reforça as medidas de distanciamento, higiene e uso de máscara; assim como orienta não participar de festas e aglomerações.

 

 

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo